A Raposa deu o troco. No primeiro turno, o Leão levou a melhor em Minas Gerais: 1 a 0. Neste domingo (7), foi o time mineiro que venceu, e pelo mesmo placar, no Barradão. Mais de 37 mil torcedores compareceram ao estádio e o jogo foi equilibrado, mas não o suficiente para parar a equipe que briga pelo título nacional. Thiago Ribeiro marcou o único gol do jogo, com a ajuda de Jonas.
O Rubro-negro permanece na 14ª posição, com 38 pontos, livre da zona do rebaixamento nesta rodada. O time azul celeste chegou aos 60 pontos, mas segue na terceira posição, atrás do Corinthians, que bateu o São Paulo e tem o mesmo número de pontos, mas melhor saldo de gols, e do Fluminense, que derrotou o Vasco.
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado (13), às 18h30 (horário de Salvador), no Pacaembu. O adversário do time mineiro é o Corinthians, que também briga pelo título. Já o Vitória encara o Guarani, no Brinco de Ouro, domingo (14), às 16h (de Salvador). Esta é uma partida de dois adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Muita correria e pouca emoção O primeiro tempo da partida entre Vitória e Cruzeiro não foi brilhante, mas bastante equilibrada. Apesar do time mineiro tocar melhor a bola, o Rubro-negro não deu muitos espaços. Porém, uma bobeira acabou deixando a Raposa em vantagem. A primeira grande chance do jogo aconteceu aos oito minutos. O lateral Egídio partiu em velocidade pela esquerda e cruzou na área. Kleber Pereira se antecipou ao zagueiro e bate de primeira. A bola passou perto do travessão. A resposta cruzeirense veio aos 15. Após cobrança de escanteio, o meio-campo Henrique cabeceou a bola e ela passou à direita da meta do Leão. O Vitória quase abriu o placar aos 29. Ramon cobrou escanteio direto para o gol, mas Fábio evitou o que seria um golaço olímpico. Aos 35, Thiago Ribeiro carregou a bola pelo lado direito e cruzou. Jonas tentou cortar de cabeça, mas a bola acabou pegando Viáfara no contrapé. Era o gol do Cruzeiro.
Jogo mais aberto A etapa final juntou correria e objetividade. O técnico Antônio Lopes não quis saber de esperar e trocou logo os dois atacantes. Henrique e Schwenck entraram nas vagas de Kleber Pereira e Adailton antes no início do segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Ramon partiu em velocidade em direção ao gol e foi derrubado por Marquinhos Paraná. Bida cobrou com violência e forçou Fábio a cair no canto esquerdo para evitar o empate do Leão. Aos cinco, Thiago Ribeiro passou rasteiro para Gilberto, que estava dentro da área. Na hora do chute, ele foi travado por Ricardo Conceição e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 12, Schwenck recebeu cruzamento na área e cabeceou. Fábio caiu no canto direito para defender. A grande chance rubro-negra de igualar o marcador aconteceu aos 21. Ramon cobrou falta do lado esquerdo de ataque e Uelliton cabeceou a bola direto no travessão. Na sobra, a bola ficou com os mineiros. Aos 32, quase Thiago Ribeiro faz mais um. No lado direito de ataque, ele chutou sem ângulo. Mas a bola passou pertinho da trave direita de Viáfara, que só acompanhou a trajetória dela com o olhar. E acabou assim. Cruzeiro 1 a 0.
Vitória 0 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro Série A, 34ª rodada Data: 07/11/2010
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão
Árbitro: Paulo Godoy (SC)
Assistentes: Kleber Gil (SC) e Marco Martins (SC)
Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Jonas e Egídio (Elkeson); Uelliton, Ricardo Conceição, Bida e Ramon; Adailton (Schwenck) e Kleber Pereira (Henrique). Técnico - Antônio Lopes.
Cruzeiro: Fábio; Gil, Léo e Edcarlos; Rômulo (Jonathan), Henrique, Marquinhos Paraná, Gilberto (Roger) e Diego Renan (Everton); Montillo e Thiago Ribeiro. Técnico - Cuca.
Atualizada às 21h43