Diretor das divisões de base do Bahia, Newton Mota confirmou a chegada de três jogadores da Guiné-Bissau, país africano, que farão testes no Fazendão por um período de 30 dias. Segundo Mota, os atacantes Mirobaldo Bamba, Mutaro Embalo ‘Bata’ e Soares têm chegada prevista a Salvador no início de abril.
A notícia da vinda dos jogadores foi publicada primeiramente no site Sapo, de Guiné-Bissau. De acordo com o empresário deles, Juca Fernandes, as passagens já estão compradas e os atletas estão com vistos de trabalho provisórios. "Normalmente é o Brasil que exporta jogadores, mas agora é a vez da Guiné-Bissau exportar. Isso é histórico", disse Fernandes.
Mirobaldo Bamba vem do clube Os Balantas, que em 2010 disputou a Copa dos Campeões da África, Mutaro Embalo 'Bata' pertence ao FC Cuntum e Soares é do Benfica de Bissau, tradicional clube daquele país e atual tricampeão da Taça Nacional da Guiné Bissau. Para Mota, a experiência tanto para o Bahia como para os jogadores é válida.
"Não vamos pagar nada para trazê-los e há a chance deles vingarem aqui. Atacantes africanos se destacam em muitos times de todo o mundo. Fora que é uma experiência cultural muito boa para os atletas porque lá eles também falam português", concluiu.
Não é a primeira vez que jogadores africanos fazem testes nas divisões de base do Bahia. Em 2009, o jovem Mohamed, 17 anos, também da Guiné Bissau, desembarcou em Salvador clandestinamente de um navio com o sonho de se tornar jogador de futebol. Ele foi convidado a realizar testes no Fazendão, mas não foi aprovado.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!