icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

TV, umbigo e grana - por Marcelo Sant'Ana

foto autor

20/03/2011 às 13:16 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A negociação do novo contrato de TV para o Brasileiro é um nevoeiro. Isto é excelente para as televisões e péssimo para os clubes. Ninguém sabe, de verdade, quais cifras são verdadeiras. Vira conto de fadas.

Grande parte dos torcedores só quer ganhar mais dinheiro e contar vantagem para os amigos que seu time é melhor, desmerecendo o rival. Não está nem aí que, por esta desunião, os clubes desvalorizam seu produto. E o mercado do futebol sai perdendo.

Nos bastidores, executivos tratam com vários cartolas abnegados, oficialmente não remunerados. São negociantes em HD diante de fornecedores da era analógica. Tudo em ciclo de Copa, onde o mercado precisa aproveitar novas oportunidades. Nenhum cliente de ponta acredita em valores mirabolantes, fora dos padrões.

Na Europa, a Espanha é a única das quatro grandes ligas que negocia direitos de TV individualmente, como o Brasil começa a fazer. Compare com Inglaterra, Alemanha e Itália: onde há menor chance de surpresa? Esta peculiaridade chega ao caixa.

De acordo com o ranking Deloitte Futebol Money League 2011, a Espanha tem três clubes entre os 20 de maior receita em 2010: o líder Real Madrid, o vice Barcelona e o Atlético de Madrid, 17º. Mas, em quantidade, perde do futebol inglês, com sete (United, 3º; Arsenal, 5º; Chelsea, 6º; Liverpool, 8º; City, 11º; Tottenham, 12º; e Aston Villa, 20º), do alemão, com quatro (Bayern, 4º; Hamburgo, 13º; Schalke; 16º; e Stuttgart; 19º) e do italiano, outros quatro (Milan, 7º; Inter, 9º; Juventus, 10º; e Roma; 18º). Completam a lista dois franceses, outra negociação coletiva de TV: Lyon, 14º; e Marselha, 15º.

Esta temporada, Madrid e Barça admitiram o problema. Em novo contrato de TV, diminuíram de 22,5% para 17% o valor que têm direito. Campeonato mais forte tem mais valor, atraindo mais patrocínios e torcedores.

MASCOTE A diretoria do Vitória já aprovou e depende agora do fornecedor a estreia do novo mascote. Assim, o Leão criado por Ziraldo será aposentado após 18 meses. O novo desenho nasceu das reuniões de uma comissão de rubro-negros. O clube não dá prazo, mas a estreia do novo mascote no Barradão está prevista para cerca de um mês, na fase decisiva do Baiano.

TOB 01 O Torcedor Oficial (TOB), programa de ingressos do Bahia, ganhou impulso após a divulgação da tabela da Série A. Até o Carnaval, haviam sido vendidos cerca de 3.500 passaportes. Esta semana, subiu pra 5 mil.

TOB 02 O marketing do Bahia quer ter 10 mil TOBs até o jogo contra o Flamengo, estreia do Bahia em Pituaçu, na 2ª rodada da Série A, dia 28 ou 29 de maio. O passaporte custa R$65/mês arquibancada ou R$130/mêscadeira.

Marcelo Sant´Ana é repórter especial do jornal Correio* e escreve
quinta e domingo. Coluna publicada na edição impressa do dia 20 de
março de 2011

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Esportes