O basquete do Universo/Vitória está prestes a disputar a sua maior temporada – pelo menos até agora. Depois de superar expectativas e ficar em terceiro lugar na última edição do NBB, o rubro-negro disputará em 2017/2018 a Liga Sul-Americana, tornando-se a primeira equipe nordestina a alcançar tal feito. Tudo isso em três anos de existência.
Para completar, o Leão conseguiu fazer do Ginásio de Cajazeiras a sede das partidas pelo Grupo C da competição internacional, nos dias 17, 18 e 19 de outubro. O rubro-negro vai estrear contra o Malvin (URU), às 21h. Nos dias seguintes, enfrenta o Estudiantes (ARG) e o Guaros de Lara (VEN), no mesmo horário.

O Universo/Vitória está longe de ser o favorito. O Guaros de Lara é o atual bicampeão da Liga das Américas, principal competição do continente. Já o Estudiantes tem o peso do basquete argentino, febre no país vizinho desde o ouro olímpico em Atenas-2004.
O investimento no elenco do técnico Régis Marrelli – em seu terceiro ano em Salvador – teve que crescer 20%, segundo o coordenador técnico Marcelo Falcão. O maior reforço é o pivô Murilo Becker, 34 anos, campeão da própria Liga Sul-Americana em 2014 e da Liga das Américas em 2015 pelo Bauru.
Jogador da seleção brasileira, ele voltará a trabalhar com Marrelli, seu técnico no vice-campeonato do NBB em 2011/2012 pelo São José. “Foi um dos motivos da minha vinda para cá. Encaixo bem no perfil dele, de um cara que gosta de trabalhar e treinar”, diz.
“Acho que estamos à frente na Liga Sul-Americana por terem trazido os jogos para cá. De repente, esse não-favoritismo funcione a favor da gente. Da mesma forma como na temporada passada o Vitória não era favorito e fez uma campanha incrível no NBB”, comenta Murilo.
O campeonato principal, o NBB, começa apenas em novembro. Antes disso, o Universo/Vitória vai disputar um torneio de pré-temporada, a Copa Avianca, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 31 de outubro.
Elenco e uniforme
A base do time terceiro colocado do NBB foi mantida. Destaques da última temporada, o armador Kenny Dawkins, os alas Arthur Belchor, André Góes e Edu Mariano e os pivôs Renato Scholz e Douglas Kurtz renovaram contrato.
As baixas mais significativas foram as saídas do ala Keyron Jamier, que não teve o seu contrato renovado, e a do ala-pivô Chris Hayes, que foi para o Vasco da Gama. Para as suas vagas, foram trazidos os também norte-americanos Nick Okorie, ala que estava no basquete canadense, e o pivô Matt Shaw, que veio da Argentina.
A apresentação do elenco aconteceu nesta terça-feira (10), no auditório da Universo. Na ocasião foi apresentado também os novos uniformes mandante e visitante da equipe, agora fabricado pela marca sergipana Onza.
Veja também:
Leia também:

Edição histórica
De Férias com o Ex especial terá Lipe Ribeiro, ex-BBB e cantora; veja

Disparou
Afiliada da Globo explode em audiência na Bahia com jogo do Vitória

Descubra
Vitória define novo técnico após demissão de Carpini

Urgente
Vitória demite Carpini após vexame na Copa do Nordeste: 'Obrigado'
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
