icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Vitória goleia o Atlético-GO e enfrenta o Santos na final da Copa do Brasil

Rubro-negro manteve a supremacia no Barradão e venceu os goianos por 4 a 0

foto autor

19/05/2010 às 23:34 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

iBahiaFC - [email protected]
Foto: Robson Mendes/Correio


vitoriaria1Merecida ou não. Surpresa ou não. Jogando bem ou mal. Justa ou injusta. A certeza é uma só: o vermelho e preto da Bahia brilhou mais forte. O Vitória está na final da Copa do Brasil.

Nesta quarta-feira (19), o Leão goleou o Atlético-GO por 4 a 0, no Barradão, e sacramentou o ineditismo. Pela primeira vez, o time chega a uma final da competição. O adversário é o Santos, mas a decisão só acontece após o Mundial da África. Até lá, comemorar é obrigação de todo torcedor rubro-negro.

Veja como foi a partida no Lance a Lance do iBahiaFC e assista aos gols do Vitória

As duas partidas da final estão marcadas para o dia 28 de julho e 4 de agosto. Nesta quinta-feira (20), a CBF vai definir os mandos de campo.


A festa da torcida rubro-negra nas arquibancadas era linda. Empolgado, o Vitória partiu para cima do Atlético-GO. Precisava marcar pelo menos um gol para levar a partida para a decisão por pênaltis. Não demorou para a necessidade do Leão se transformar em nervosismo. O time chegava bem ao ataque, mas tinha dificuldade para finalizar. Aos nove, Júnior arriscou de longe, mas sem direção

Com o meio congestinado, o Atlético-GO assustava pelos lados. Aos 10, Pituca cruzou da esquerda para Erandir, que deu um peixinho. A bola passou perto da trave de Viáfara. Aos 13, o Vitória respondeu em cobrança de falta. Bida mandou um bomba e obrigou Márcio a trabalhar. Melhor lance do jogo até então.

O Vitória assumiu as rédeas do jogo e chegava fácil ao ataque, mas continuava com dificuldades de concluir. Em contrapartida à afobação do adversário, os goianos respondiam nos contra-ataques e logo equilibraram a partida. Aos 29, Márcio Gabriel recebeu livre na grande área, mas perdeu na dividida com Viáfara.

Um minuto depois, o Leão surpreendeu. Melhor, abriu o placar. Aos 29, Ramon Menezes levantou a bola na área e Uelliton, completamente livre, cabeceou para as redes. O Rubro-negro baiano continuou em cima e chegou ao segundo quatro minutos depois. Aos 33, Bida escorou cruzamento na ára e Júnior, no segundo pau, completou para o gol.

Os comandados do técnico Ricardo Silva voltaram para o segundo tempo mais tranquilos. Afinal, já haviam feito o necessário para chegar à final da Copa do Brasil. Era hora de segurar a reação do Atlético-GO. Mas quem achou que o Vitória recuaria se enganou. Aos quatro minutos, o Leão quase marcou o terceiro com Ramon Menezes, que, meio sem querer, acertou uma bola na trave em cobrança de falta.

E o Vitória queria mais. Não fosse Márcio em duas belas defesas nos primeiros dez minutos, o time da casa teria marcado o terceiro. À medida que o tempo passava, o Atlético-GO despertava para a necessidade de diminuir para levar a vaga. Aos 19, Ramalho cruzou na área e Pituca, de surpresa, mandou na trave. A partir daí, os goianos tomaram conta da partida. Mas o Vitória tinha Viáfara.

Aos 24, o colombiano saiu bem em cruzamento perigoso de Márcio Gabriel. Aos 32, espalmou uma bomba de Marcão de fora da área. Enquanto o Atlético-GO pressionava, o Vitória tentava segurar a bola no ataque com Neto Berola, mas só foi levar perigo aos 40 minutos. De cara para o gol, Elkeson mandou uma bomba. Márcio pulou no canto para fazer grande defesa.

Aos 43, o Atlético-GO teve a classificação na mão. Ou melhor, nos pés. Após bate-rebate, a bola sobrou livre para Marcão na pequena área, que demorou de chutar - Viáfara já estava vendido. O susto foi grande. Então, o Vitória tratou de matar a partida no lance seguinte, contando com uma bobeira do goleiro Márcio. O camisa 1 saiu do gol, foi driblado por Neto Berola no meio de campo, que passou para Júnior, livre, só empurrar.

Para fechar o caixão, Viáfara. Não com defesa, mas com gol. Aos 45, Júnior sofreu pênalti. O arqueiro apelou para a paradinha na primeira cobrança e foi penalizado pelo árbitro com cartão amarelo. Na segunda chance, Viáfara não desperdiçou e marcou o quarto.

Vitória 4 x 0 Atlético-GO - semifinal da Copa do Brasil
Data: 19/05/2009
Local: Barradão, em Salvador
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR-Fifa), auxiliado por Roberto Braatz (PR-FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC-FIFA)

Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Reniê e Egídio; Uelliton, Vanderson, Bida (Neto Coruja) e Ramon Menezes (Neto Berola); Elkeson e Júnior. Técnico: Ricardo Silva

Atlético-GO: Márcio; Márcio Gabriel, Gílson, Jairo e Thiago Feltri; Agenor, Erandir (Wesley), Ramalho e Pituca; Marcão (Anaílson) e Juninho (Diogo). Técnico: Geninho

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Esportes