A festa Manifesto Bruxaria é um dos eventos mais conhecidos de Salvador, além de um espaço de produção cultural e expressão para a comunidade LGBTQIAPN+. Os idealizadores do movimento, Felipe Seabra, que é DJ, publicitário e produtor, e Karmaleoa, cantora, DJ e Drag Queen, foram os convidados da live Fervo das Cores desta sexta-feira (6). Eles falaram sobre como surgiu a festa, sobre o sucesso da festa e as novidades das novas edições.
A ideia para o surgimento da manifesto partiu dos ofícios de cada um dos três criadores. Karmaleoa já trabalhava como DJ, enquanto que Felipe atuava em eventos e Matheus Thierry, também fundador do movimento, que é fotógrafo e também atuava em Salvador.
Leia também:
A cantora tinha uma ideia para festa do dias bruxas que não conseguiu concretizar e resolveu reunir um novo grupo para realizar o evento.
"Thierry falou: 'Amiga, porque não fazemos nós mesmos?', aí juntou a sede com a vontade de comer e eu [sugeri] que chamássemos Fifo [Felipe] para fazer assessoria d comunicação, porque ele tinha muito [conhecimento] no ramo. Decidimos fazer porque era uma necessidade que a gente tinha de fazer uma festa com a nossa cara, uma festa que representasse a comunidade LGBTQ e underground de Salvador", conta Karmaleoa.
A intenção de dar visibilidades a artistas da cultura alternativa que, normalmente, não participavam dos eventos convencionais na capital baiana também foi um pontapé para a realização do evento. Foi pensando nisso que o grupo chegou ao tema: "O Manifesto das Bruxas Queimadas", hoje conhecida apenas como Manifesto.
"Chegamos no nome 'O Manifesto das Bruxas Queimadas', porque eu fazia parte da Casa Monstra na época e as meninas, a nossa estética, nossa forma de fazer as coisas era muito diferente da cidade. Então, a gente se sentia um pouco as bruxas queimadas, invisibilizadas e ai chegou a 'Manifesto Bruxaria'", detalha Karmaleoa.
Para os fundadores, o diferencial da Manifesto está na magia da vida real, na baianidade e na potência da arte. Esse poder se configura no tamanho do evento, que extrapolou o conceito de 'Dias das Bruxas', comumente ligado ao mês de outubro, e hoje movimenta a cena cultural de Salvador em diferentes momentos.
A trajetória pessoal dos três idealizadores é também um importante elemento para a essência da Manifesto.
"'A vida é barril, é uma máquina de moer sonho. [É sucumbir] ou viver por entre as frestas'", disse Felipe, comparando a citação de Claudette Gregótica, influenciadora digital de Salvador, com sua história pessoal.
"Acho que a gente que é LGBT vive nas frestas, a gente vai se encontrando nesses lugares. Acaba sendo muito parte de quem a gente é, as pessoas [da comunidade] LGBTQIAPN+, pela própria trajetória, são pessoas de muita versatilidade. A gente vai se complementando e as nossas histórias de vida nos ajudam a conseguir ser o que gente pensa", pontuou Felipe sobre como o conhecimento de cada um complementa as ideias do outro.
"A gente é nosso público, sabemos o que queremos e estamos muito perto deles o tempo todo", disse Felipe.
Uma nova edição da Manifesto Bruxaria acontece no dia 14 de outubro, com o tema "A Noite das Caiporas". O line up do evento contará com a perfomance de Bad Sister, Spadina Banks, Barbie Quebra Nozes, Towanda Verde Frita, para além de artistas de várias cidades do Brasil. Durante a live, Karmaleoa e Felipe falaram sobre o que público pode esperar do evento.
Confira o bate papo completo abaixo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!