Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > fervo das cores
Whatsapp Whatsapp
Respeito

Palácio do Planalto realiza evento LGBTQIAPN+ pela 1ª vez na história

No mesmo evento, um selo dos Correios foi lançado em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Redação iBahia • 28/06/2023 às 12:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Palácio do Planalto realiza evento LGBTQIAPN+ pela 1ª vez na história
Foto: Agência Brasil

Hoje se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e muitas homenagens estão sendo prestadas. A primeira aconteceu na terça-feira (27). Pela primeira vez na história o Palácio do Planalto, em Brasília recebeu um evento sobre o tema. Logo após a solenidade, a sede do Governo Federal foi iluminada com as cores da bandeira LGBTQIAPN+

A segunda, e ainda realizada no mesmo evento, o presidente dos Correios lançou um selo institucional. Em discurso, Fabiano Silva dos Santos destacou a importância do tema neste momento de mudanças em que vive o Brasil. “Em um país que ocupa o topo do ranking mundial de mortes de travestis e pessoas trans pelo 14º ano consecutivo, divulgar as cores do orgulho LGBTQIAPN+ em um selo lançado na sede do nosso governo significa muito”, afirmou.

Leia mais:

O dirigente também destacou que, desde que assumiu a gestão da estatal, tem trabalhado para transformar os Correios em um lugar livre de preconceitos de qualquer tipo. “A emissão deste selo reafirma nosso compromisso com o tema e reforça nosso papel, como agentes do governo federal presentes em todo o território nacional, na implementação de políticas públicas. Que possamos seguir contribuindo para a construção de uma sociedade de paz e equidade”, finalizou.

Estiveram presentes ao evento, além do presidente dos Correios, a diretora de Governança e Estratégia da estatal, Mariana Cruz Montenegro; o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta; o secretário nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira; a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat; a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas CNLGBTQIA+, Janaína Oliveira; o presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; e a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Foro; entre outras autoridades e representantes de empresas.


				
					Palácio do Planalto realiza evento LGBTQIAPN+ pela 1ª vez na história
Foto: Agência Brasil

Sobre o selo

Sugestão da deputada federal Erika Hilton, o selo institucional traz, nas cores do orgulho LGBTQIAPN+, uma releitura da bandeira que celebra seu movimento contínuo ao longo do tempo. No entrelaçar da paleta que representa a diversidade, a arte traz os ciclos na luta por direitos e a conexão entre as identidades que formam a comunidade.

Segundo a deputada, “ter um selo oficial em homenagem ao Orgulho LGBTQIAPN+ é um símbolo de respeito à história de um movimento que ainda luta pelo direito de existir, pelo direito de ser e pelo direito de amar”.

O selo institucional é um produto filatélico focado em um motivo temático do universo sociocultural de relevância nacional ou internacional, impresso sob demanda, com período definido para comercialização. A arte desta emissão institucional é criação de Rafa Canoba. Ele ficará disponível na loja online dos Correios e sob encomenda, em todas as lojas físicas, por um período de até dois anos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FERVO DAS CORES :

Ver mais em Fervo das Cores