Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > fervo das cores
Whatsapp Whatsapp
Avanços

Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal em mulher trans

Mulher trans de 36 anos é a primeira a realizar o procedimento em Salvador; a cirurgia é chamada de 'glotoplastia'

Jonattas Neri • 17/04/2024 às 19:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, realizou a primeira cirurgia de Glotoplastia pelo SUS, em Salvador. O procedimento é uma mudança significativa para as mulheres trans, que proporciona a feminização da voz, tornando-a mais aguda. A cirurgia foi realizada no último sábado (13), tornando-se um marco para a saúde na Bahia.


				
					Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal em mulher trans
Procedimento foi realizado pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Divulgação

A Glotoplastia tem sido cada vez mais procurada pelas mulheres trans como a primeira escolha para readequação vocal, devido à sua natureza minimamente invasiva, ausência de cicatrizes visíveis e resultados satisfatórios. O procedimento, realizado em uma paciente de 36 anos, foi conduzido pela médica otorrinolaringologista Erica Campos, que ressaltou o impacto positivo na qualidade de vida das pacientes.

"Esse procedimento proporciona um senso de identificação para as mulheres. Muitas vezes, elas, tanto cis quanto trans, enfrentam a disforia vocal, o que as intimida a falar em público por não se sentirem confortáveis com suas vozes", explicou.

Leia mais:

Cirurgia representa avanço para mulheres trans da Bahia

Após o sucesso da primeira cirurgia de Glotoplastia,o hospital planeja realizar um procedimento por mês. O serviço faz parte do Ambulatório Transexualizador do Hupes-UFBA/Ebserh, onde as pacientes são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.


				
					Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal em mulher trans
Procedimento foi realizado pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Alan Oliveira / iBahia

O atendimento ambulatorial é acessível, permitindo que cada paciente busque diretamente o serviço e passe por avaliações com a equipe antes, durante e após o tratamento. Esta iniciativa visa democratizar o acesso à saúde, garantindo que a população trans, historicamente marginalizada, receba atendimento digno.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FERVO DAS CORES :

Ver mais em Fervo das Cores