Acontece nesta sexta-feira (17) o rito performativo "Kalunga" na Casa do Benin, Pelourinho. Gratuita, a apresentação que aborda ancestrais LGBTQIAPN+ acontece às 19h e conta no elenco com as drags baianas Malayka SN, Mamba, Ah Teodoro e Dandara.
No encontro, a performer conduz o público a uma imersão em busca da ancestralidade das bixas pretas, falando sobre as 'kiandas', ninfas aquáticas do Atlântico, e fazendo paralelo entre seu último trabalho musical lançado, o álbum “Aquátika”.
A apresentação marca também a abertura do projeto “Kiandas Ocupam o Centro”, que celebra o trabalho artístico de drag queens negras, pardas e indígenas de Salvador e realiza diversas ações gratuitas entre apresentações, atividades formativas e de afroempreendedorismo de maio até o segundo semestre de 2024.
Leia também:
Ritual performático acontece em data importante
Nesta sexta-feira (17) é celebrado o Dia Internacional da luta contra a LGBTfobia. A data foi escolhida em 1990, momento em que que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação de doença e problemas com a saúde, marcando o avanço estrutural na valorização e naturalização desses corpos.
A performance aborda a percepção 'Kalunga', que, para os Bakongos, pode ter múltiplos significados, como o mar, um tempo-morada, morada dos ancestrais, também terra dos mortos e a força vital que emana da própria vida. Inspirado nessas possibilidades e protagonizado pela Afro Drag Diaspórika Barbárie Bundi, “Kalunga” é um convite para todas as pessoas.
A apresentação ritualística celebra os ancestrais que colaboraram na luta contra o preconceito.
Jonattas Neri
Jonattas Neri
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!