Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > fervo das cores
Whatsapp Whatsapp
Diversidade

Vaticano autoriza bênção para casais do mesmo sexo

Decisão histórica foi anunciada nesta segunda-feira (18) através de um documento assinado pelo Papa Francisco

Elson Barbosa • 18/12/2023 às 12:02 • Atualizada em 18/12/2023 às 12:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (18) uma decisão histórica que passa a permitir que padres abençoem casais do mesmo sexo. A determinação está em um documento autorizado pelo Papa Francisco.


				
					Vaticano autoriza bênção para casais do mesmo sexo
Vaticano passa a permitir benção para casais do mesmo sexo. Foto: Angelo Carconi / Ansa / Agência Lusa

Pela medida, padres católicos romanos podem, a partir de agora, administrar, se quiserem, bênçãos a casais do mesmo sexo. No entanto, eles poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Leia mais:

O pontífice também sugeriu que tais bênçãos poderiam ser oferecidas em circunstâncias específicas, se não fossem confundidas com o ritual do casamento em si.

O documento que divulga a nova decisão afirma que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato "irregular", mas disse que a autorização de bênçãos é um "sinal de que Deus acolhe a todos".

Cabe lembrar que, em outubro, em um discurso, o papa já havia indicado que a igreja pudesse passar a permitir a benção a casais homossexuais em um futuro próximo. "Não podemos ser juízes que apenas proíbem", disse, à época.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FERVO DAS CORES :

Ver mais em Fervo das Cores