Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > festival de verão
Whatsapp Whatsapp
FV24

Cinco coisas que talvez você não saiba sobre Lulu Santos

Artista se apresenta no domingo, 28, ao lado de Gabriel O Pensador

Julli Rodrigues • 27/11/2023 às 6:00 • Atualizada em 28/11/2023 às 7:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Festival de Verão 2024 vem aí nos dias 27 e 28 de janeiro, sábado e domingo, no Parque de Exposições, com uma grade recheada de encontros imperdíveis. Uma das experiências que o público vai poder viver no evento é o show do cantor e compositor Lulu Santos, dono de hits atemporais. Na apresentação, marcada para o dia 28, ele vai receber o rapper Gabriel O Pensador.


				
					Cinco coisas que talvez você não saiba sobre Lulu Santos
O cantor e compositor Lulu Santos é uma das atrações do FV24. Foto: Edgar de Souza

Para além da carreira bem-sucedida com hits como "De Repente Califórnia", "Como Uma Onda" e "Assim Caminha a Humanidade", a vida de Lulu é marcada por diversas curiosidades. O iBahia reuniu cinco dessas histórias para você ficar por dentro antes do show do artista.

Leia mais:

O roqueiro


				
					Cinco coisas que talvez você não saiba sobre Lulu Santos
A banda Vímana, da qual Lulu Santos fez parte ao lado de Ritchie e Lobão. Foto: Reprodução

Lulu Santos começou a carreira como integrante de bandas de rock. Aos 12 anos de idade, tocava no grupo Cave Man, inspirado nos Beatles. Sete anos depois, integrou o conjunto Veludo Elétrico. Em 1973, formou a banda de rock progressivo Vímana, ao lado de outros dois nomes que viriam a se tornar, assim como ele, ícones dos anos 80: Ritchie e Lobão. O grupo gravou um compacto com as canções autorais "Zebra" e "Masquerade", além de participar de álbuns de artistas como Walter Franco e Marília Pêra.

O colunista de música

Outra curiosidade da carreira de Lulu Santos é que, no fim dos anos 70, ele também foi colunista de música. Lulu escrevia para a extinta revista Somtrês, especializada em áudio e música, e analisava lançamentos de nomes como Dire Straits e Fleetwood Mac. "Acho perfeitamente cabível que se saia gritando por aí que o segundo disco dos Dire Straits é tão bom quanto o primeiro", escreveu Lulu sobre "Communiqué", álbum de 1979 da banda britânica.

O pesquisador de trilhas de novelas

Também no fim dos anos 70, Lulu tinha outra ocupação, como produtor e pesquisador de repertório da gravadora Som Livre para trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Um dos folhetins que têm o dedo do artista na seleção musical é "As Três Marias", de 1980.

Em entrevista a Fátima Bernardes no "Especial Barítono: Lulu 70 Anos", transmitido em maio deste ano pelo Multishow, o cantor e compositor disse que conseguiu o trabalho com a ajuda de sua então esposa, a jornalista Scarlet Moon. "Durante dois anos eu comparecia a um escritório e fazia seleção de repertório de novela. Meu nome saía nos créditos: Lulu dos Santos. E evidentemente não era feliz. Mas foi dentro da Som Livre que eu dei a virada pra ser artista", contou.

O produtor

De 1982 em diante, Lulu Santos tornou-se o hitmaker que todos conhecemos. Em paralelo à atividade como cantor e compositor, no entanto, ele também trabalhava como produtor. Entre os álbuns e singles que contam com a assinatura de Lulu na produção, estão "O Melhor dos Iguais", do grupo paulista "Premeditando o Breque", de 1985, e a versão remix do sucesso "Televisão", dos Titãs, lançada no mesmo ano.

O artista eclético

Embora seja reconhecido como representante do chamado BRock - o rock brasileiro dos anos 80 -, Lulu Santos sempre fez questão de incorporar novas influências e interagir com artistas de diversos gêneros. Por sinal, a parceria com o rapper Gabriel o Pensador, que poderá ser vista ao vivo no FV24, nasceu ainda nos anos 90, com o megassucesso Cachimbo da Paz. Lulu também já gravou com nomes da nova geração, como Luísa Sonza, Melim e Letrux.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FESTIVAL DE VERÃO :

Ver mais em Festival de verão