Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > festival de verão
Whatsapp Whatsapp
Saiba mais

Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão

Ícone da representatividade trans, Liniker será a convidada de IZA no sábado, 27 de janeiro

Julli Rodrigues • 11/12/2023 às 10:07 • Atualizada em 11/12/2023 às 19:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A cantora e compositora Liniker é a convidada de IZA no Festival de Verão 2024. As artistas, que são duas das maiores vozes negras da nova geração, se apresentam juntas no sábado, 27 de janeiro, primeiro dia do evento, em um show que tem tudo para ser histórico.


				
					Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão
A cantora e compositora Liniker em imagem de divulgação de seu álbum "Índigo Borboleta Anil". Foto: Divulgação

Revelada em 2015, ao lado do conjunto Os Caramelows, Liniker tem feito história na música brasileira pelo talento e pioneirismo, ao conquistar diversos espaços inéditos enquanto mulher trans. O iBahia resgatou algumas curiosidades dessa trajetória meteórica para você ficar por dentro.

Leia mais:

Confira:

Descoberta como mulher trans

No início da carreira, entre 2015 e 2016, Liniker se identificava como um homem gay e era tratada no masculino. No entanto, as vestimentas e acessórios femininos sempre fizeram parte de sua estética. "Meu processo desatou depois de sair de casa e me sentir mais liberto. Pensei: 'Agora que estou construindo minha liberdade, se eu não puder ser quem eu sou e vestir o que quero, não vai adiantar de nada'. Comecei a usar batom e saia e a sair na rua com essas roupas", disse, em entrevista ao jornal El País.


				
					Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão
Liniker em 2016, no início da carreira. Foto: Divulgação

Em 2017, no entanto, Liniker se assumiu como mulher trans e falou sobre o processo em uma entrevista à revista Glamour: "Tudo foi um processo. Àquela altura [em 2016], sentia que não tinha gênero. Não me identificava nem com 'o' e nem com 'a'. Até que um dia, li uma matéria sobre a banda e ao ler 'o cantor' me senti incomodado. A partir de então, entendi que era 'a' Liniker, a cantora".

Liniker ou Lineker?

				
					Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão
O cantor mineiro Lineker, quase homônimo de Liniker; mais tarde, ele assumiu outro nome artístico. Foto: Divulgação

Quando foi revelada no cenário nacional, ao lado da banda Caramelows, Liniker tinha um homônimo: o cantor mineiro Lineker Henrique de Oliveira. À época, a "coincidência" causou confusão entre os fãs, como registra o El País em 2016: "Tudo seguiria sob controle, não fosse o público perdido, convites trocados, pessoas indo à apresentação de um pensando que vai à do outro [sic]". Os dois artistas, no entanto, disseram que não havia qualquer tipo de rivalidade. No ano seguinte, Lineker mudou de nome artístico, adotando a alcunha São Yantó. Uma curiosidade extra: Lineker e Liniker têm o nome inspirado no jogador de futebol inglês Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo de 1986.

Vergonha de cantar

O Brasil e o mundo quase foram privados do talento de Liniker, já que a artista tinha vergonha de cantar quando era mais jovem. Nascida em uma família de músicos, a cantora declarou algumas vezes ter receio de se mostrar em meio a tantos profissionais. "Achava que me colocar não seria tão importante (...) Isso foi me afogando até que falei ‘chega, vou cantar, é isso que me motiva, vou começar a escrever’. Foi com 16 anos que eu comecei a compor e construir uma identidade minha, uma coisa que sou eu de verdade", disse ao portal G1, em 2015.

Olhei para ela e disse "atriz"!

				
					Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão
A cantora Liniker em cena na série "Manhãs de Setembro", da Amazon Prime Video. Foto: Divulgação

Além de ter conquistado destaque e visibilidade na música, Liniker também é atriz. Sua estreia na série "Manhãs de Setembro", do serviço de streaming Amazon Prime Video, lhe rendeu indicações a premiações nacionais e o troféu de "Atriz do Ano" no Prêmio Geração Glamour, em 2021. A série ganhou duas temporadas e deverá dar origem a um filme, ainda sem previsão de lançamento.

Pioneira no Grammy e na Academia Brasileira de Cultura

				
					Cinco curiosidades sobre Liniker, atração do Festival de Verão
A cantora Liniker usando o fardão de "imortal" da Academia Brasileira de Cultura. Foto: Divulgação

Liniker quebrou tabus e foi pioneira em diversos aspectos. Em 2022, foi a primeira mulher trans premiada com um Grammy Latino, na categoria de "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira", pelo disco "Índigo Borboleta Anil". No último mês de novembro, a cantora foi imortalizada como membro da Academia Brasileira de Cultura, tornando-se a primeira trans a ocupar uma cadeira na entidade.

Leia mais sobre o Festival de Verão aqui!

Festival de Verão Salvador 2024

  • Quando: Sábado (27) e domingo (28)
  • Abertura dos portões: 15h
  • Onde: Parque de Exposições de Salvador
  • Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos poderão ter acesso acompanhados pelos pais ou responsável legal.
  • Vendas On Line: Sympla
  • Vendas Físicas: Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FESTIVAL DE VERÃO :

Ver mais em Festival de verão