O Festival de Verão 2024 volta a contar com uma atração internacional. Ceelo Green, que é dono dos hits "Forget You" e "Crazy", já foi anunciado na grade do evento considerado um dos maiores da música brasileira e que acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro, no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador.
A festa, que estreou em 1999, já contou com mais de 20 estrelas internacionais na grade de atrações. Nomes como Alanis Morissette, Akon, Ne-Yo, Kesha, James Blunt e Jason Mraz foram alguns dos artistas de sucesso que já levaram o público ao delírio em diferentes edições.
Leia também:
Como aquecimento para a 23ª edição, o iBahia preparou uma lista com todos os artistas de reconhecimento mundial que já passou pelo palco do evento. Confira abaixo:
2000 - Men At Work, The Gladiators e Westlife
A partir dos anos 2000, dois anos após o início do festival, a programação do evento passou a contar com shows internacionais. As primeiras atrações estrangeiras foram as bandas Man At Work e Westlife.
Men at Work é uma banda australiana de pop rock com influências de reggae e new wave. Formada na cidade de Melbourne, em 1979, a banda teve o auge de sua popularidade no início da década de 1980, conquistando o prêmio Grammy Award de artista revelação em 1983.
Depois foi a vez da boy band Westlife estrear na Bahia. Os irlandeses apresentaram uma versão reduzida do show da turnê mundial "Dreams Come True Tour", apelidada de "The No Stools Tour" (A Turnê Sem Banquinhos).
The Gladiators venho na sequência. A importantíssima banda jamaicana de reggae foi formada em 1968 e foi muito popular, principalmente, durante a década 70.
2001 - Spy vs Spy e GANGgajang
Apostando na mistura de ritmos, o Festival de Verão em 2001 contou com duas atrações internacionais. Formado em Sydney em 1981, o Spy vs. Spy (ou v. Spy v. Spy) foi uma das bandas mais populares entre o público brasileiro durante a década de 1990.
A banda GANGgajang foi formada em Sydney em 1984 por um grupo de músicos ecléticos dispostos a se divertir com a sua própria música.
2002 - Maxi Priest e Big Mountain
O britânico de Maxi Priest animou o público baiano no dia 31 de janeiro. O artista de reggae e R&B cantou sucessos como "In the springtime", Strollin' On" e "Crazy Love", além de "Close To You", canção que levou o artista ao topo das paradas de sucesso no mundo em 1990.
2007 - Ben Harper, Glória Gaynor e Matisyahu
Em 2007, o Festival de Verão contou com três atrações internacionais. O guitarrista Ben Harper, o israelense do reggae Matisyahu e Gloria Gaynor, musa da Disco Music dos anos 70, e imortalizada com o hino "I Will Survive" se apresentaram juntos no palco principal do evento.
2008 - Eagle Eye Cherry
O ano de 2008 foi de Eagle Eye Cherry, que animou o público do Festival de Verão em janeiro. O sueco-americano preparou um repertório especial para o evento com os grandes hits da carreira como: "Save Tonight", "Falling In Love Again", "Feels So Right" e "Don't Give Up". O artista retornou ao Brasil em 2010 para se apresentar no "Big Brother Brasil".
2009 - Alanis Morissette
Para quem não se lembra, a dona de hits como "You Oughta Know", "Thank You" e "Hands Clean" já se apresentou em terras soteropolitanas em 2009, no Festival de Verão.
Ela voltou ao Brasil em novembro deste ano para se apresentar com a turnê comemorativa do "Jagged Little Pill", disco de maior sucesso da cantora.
2010 - Akon
O cantor norte-americano de descendência senegalesa, Akon ganhou fama no Brasil com o sucesso da música "Don't Matter", que também ganhou versão em português do grupo de arrocha Bonde do Maluco. Entre os outros sucessos do cantor estão "Lonely" e "Smack That".
A participação de Akon no evento ainda ficou marcado pela troca de sensualidade no palco com Claudia Leitte.
2011 - Jason Mraz
O talentoso cantor britânico Jason Mraz emocionou o público em 2011. O show do artista foi o grande destaque da primeira noite do evento. Ele cantou os sucessos do disco "Some Kind Of Trouble".
Sucessos como "Billy" e "Goodbye My Lover" também ganharam interpretações especiais. O cantor, que quando jovem fez parte da Guarda da Rainha, na Inglaterra, já lançou mais de cinco álbuns na carreira.
2012 - James Blunt
O cantor foi atração principal do primeiro dia de festival em 2012. O inglês atendeu as expectativas do público ao interpretar o tão aguardado hit "You're Beautiful". Além de tocar guitarra, ele também encantou no piano.
James Blunt começou a compor aos 14 anos. Ele é um dos maiores artistas do mundo com mais de 19 milhões de cópias vendidas.
2013 - SOJA
O grupo SOJA (Soldiers of Jah Army ou Soldados do Exército de Jah, em bom português) foi a atração internacional que animou o público na edição de 2013. Na época, a banda subiu no palco 15 verões e embalou os maiores hits da trajetória do grupo. Músicas como "Rasta Courage", "Here I Am", "You and Me" e "Rest os My Life" marcaram presença no setlist.
2014 - The Wallers e Ne-Yo
O cantor norte-americano, Ne-Yo embalou os maiores sucessos da carreira em 2014. O público foi ao delírio ao entoar canções como "So Sick" e "Let's Go" e "Beautiful Monster".
Durante o show, ele esbanjou simpatia e chegou a usar um colar dos Filhos de Gandhy. Ne-Yo ainda se enrolou em uma bandeira do Esporte Clube Bahia no final da apresentação.
Criada por Bob Marley em 1962, a banda jamaicana de reggae The Wailers trouxe um show especial para terras baianas. O grupo que contou com nomes como Peter Tosh, Bunny Wailer, Beverley Kelso, Cherry Smith e Junior Braithwaite na formação, celebrou no festival os 30 anos do lançamento do álbum "Legend".
2015 - Kesha
A cantora americana Kesha Rose Sebert, mais conhecida simplesmente como Kesha fez uma apresentação histórica no Festival de Verão, em 2015.
Ela se apresentou ao público com diversos hits como "We R Who We R", "Take It Off", "Bla Bla Bla", "Dirty Love" e "Tik Tok". Na época, Kesha chegou a encenar uma frase em português: “Salvador, façam barulho”.
2018 - Alpha Blondy e Inner Circle
A última vez em que o Festival de Verão contou com atrações internacionais foi em 2018. O cantor Alpha Blondy e a banda Inner Circle encantaram os amantes do reggae com carisma e sucessos conhecidos pela massa baiana.
O grupo israelense Alpha Blondy possui uma relação íntima com a Bahia. O nome do estado recebeu homenagem em uma canção do grupo. A banda aproveitou a oportunidade para dividir os vocais com o bloco afro Olodum. "Sébé Allah Y'é", Piece in Liberia", "Life" e "Brigadier Sabari" estiveram no repertório.
Festival de Verão 2024
Na 23ª edição do Festival de Verão, Ivete Sangalo será a única a artista brasileira a cantar sozinha. Todos os outros artistas dividirão o show com convidados. Ceelo Green, atração internacional, também fará um show totalmente solo.
Em 2024, a produção da Bahia Eventos volta a marcar espaço na agenda de shows da capital baiana nos dias 27 e 28 de janeiro. A estrutura será montada no Parque de Exposições.
Mais uma vez sob direção artística de Zé Ricardo, o Festival terá como mote “Viva de novo esses encontros”. Os ingressos para o evento custam a partir de R$ 75 e chegam até R$ 1.620. Os bilhetes podem ser adquiridos no site.
Veja a grade completa abaixo:
Sábado - 27/01
CeeLo Green
Iza convida Liniker
Baco Exu do Blues convida Psirico
Bell Marques convida Claudia Leitte
Ivete Sangalo em show único para o FV
Carlinhos Brown & Baiana System
MC Cabelinho convida TZ da Coronel
Domingo - 28/01
Leo Santana convida Luísa Sonza
Lulu Santos convida Gabriel o Pensador
Seu Jorge convida Mano Brown
Teto convida Matuê
Thiaguinho convida Maria Rita
Daniela Mercury convida Ilê Aiyê e Margareth Menezes
Gloria Groove convida Péricles
Àttooxxá
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!