Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > fib
Whatsapp Whatsapp
Vitória da Conquista

Festival de Inverno Bahia 2023 bate recorde de iniciativas sustentáveis

Resultados das cerca de 60 ações realizadas durante os dias de evento foram utilizados para ajudar organizações e comunidades locais

Redação iBahia • 08/09/2023 às 21:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Festival de Inverno Bahia 2023 bate recorde de iniciativas sustentáveis
Foto: Divulgação

O tem sustentabilidade marcou a realização do Festival de Inverno 2023, realizado em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, entre os dias 25 e 27 de agosto. Evento deu grande destaque a questão na edição deste ano e bateu recorde de implementação de iniciativas sustentáveis.

Durante as 35 horas de programação oferecidas pelo evento, cerca de 60 ações sustentáveis foram implementadas. Para operacionalizar as ações, a empresa ZAB, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Grupo Frigosol se espalharam pelo espaço do FIB, o que ampliou os resultados de cada iniciativa.

Leia mais:

Ao todo, foram entregues 60 toneladas de adubo orgânico estabilizado a oito comunidades quilombolas da região: Quilombos Velame, Lamarão, Baixa Seca, Oiteiro Baixão do Malhada, Laranjeiras, São Joaquim de Paulo e Furadinho. Parte do adubo também foi entregue a quatro hortas comunitárias de Vitória da Conquista, contemplando pequenos produtores e a agricultura familiar.

Além disso, durante o período do festival, todo o resíduo orgânico foi processado através de biodigestores, o que potencializa a qualidade do adubo gerado. Os grupos associados ao programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública do Estado, também receberam 5,9 toneladas de resíduos sólidos.

Entre o material encaminhado para as instituições estavam vidro, plástico e alumínio. A quantidade coletada este ano foi superior a de 2022, quando número registrado foi de 3,3 toneladas. Para chegar a esse resultado, cerca de 38 catadores e catadora participaram, para além de outras equipe de limpeza.

A fim de incluir esses grupos, a equipe de catadores e moradores das comunidades quilombolas contempladas, foram convidados à fábrica do Grupo Chiacchio, patrocinador sustentável do FIB, para participar de oficinas e conhecer melhor o processo de reciclagem de materiais na empresa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM FIB :

Ver mais em FIB