O tem sustentabilidade marcou a realização do Festival de Inverno 2023, realizado em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, entre os dias 25 e 27 de agosto. Evento deu grande destaque a questão na edição deste ano e bateu recorde de implementação de iniciativas sustentáveis.
Durante as 35 horas de programação oferecidas pelo evento, cerca de 60 ações sustentáveis foram implementadas. Para operacionalizar as ações, a empresa ZAB, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Grupo Frigosol se espalharam pelo espaço do FIB, o que ampliou os resultados de cada iniciativa.
Leia também:
Ao todo, foram entregues 60 toneladas de adubo orgânico estabilizado a oito comunidades quilombolas da região: Quilombos Velame, Lamarão, Baixa Seca, Oiteiro Baixão do Malhada, Laranjeiras, São Joaquim de Paulo e Furadinho. Parte do adubo também foi entregue a quatro hortas comunitárias de Vitória da Conquista, contemplando pequenos produtores e a agricultura familiar.
Além disso, durante o período do festival, todo o resíduo orgânico foi processado através de biodigestores, o que potencializa a qualidade do adubo gerado. Os grupos associados ao programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública do Estado, também receberam 5,9 toneladas de resíduos sólidos.
Entre o material encaminhado para as instituições estavam vidro, plástico e alumínio. A quantidade coletada este ano foi superior a de 2022, quando número registrado foi de 3,3 toneladas. Para chegar a esse resultado, cerca de 38 catadores e catadora participaram, para além de outras equipe de limpeza.
A fim de incluir esses grupos, a equipe de catadores e moradores das comunidades quilombolas contempladas, foram convidados à fábrica do Grupo Chiacchio, patrocinador sustentável do FIB, para participar de oficinas e conhecer melhor o processo de reciclagem de materiais na empresa.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!