Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > fib
Whatsapp Whatsapp
Toque de dendê

Pé na Bahia: Marisa Monte tem mais de 40 parcerias com Carlinhos Brown

Entre sucessos da dupla estão 'Amor I Love You', 'Na Estrada' e 'Vilarejo', que estão presentes no repertório da cantora

Bianca Andrade • 16/08/2023 às 13:53 • Atualizada em 18/08/2023 às 17:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cerca de 1.293km separam o centro da Bahia do centro do Rio de Janeiro, mas através das ondas do rádio, a distância é encurtada em minutos de uma música, e no caso de Marisa Monte, são exatos 4 minutos e 53 segundos que separam a carioca de uma forte ligação com a Bahia, a com Carlinhos Brown.

A minutagem é o tempo exato da música 'Segue o Seco', presente no CD 'Verde, Anil, Amarelo, Cor-de Rosa e Carvão', segundo disco de estúdio da artista carioca, e uma das composições de sucesso de Brown para a cantora.

Leia mais:


				
					Pé na Bahia: Marisa Monte tem mais de 40 parcerias com Carlinhos Brown
Foto: Arquivo Pessoal

A distância foi encurtada em 1994, quando a intérprete de 'Na Estrada', estava prestes a voltar aos estúdios e conheceu o 'Cacique' baiano durante uma passagem por Salvador na companhia de Nando Reis.

Do encontro, nasceram três dos grandes hits da artista no CD. 'Na Estrada', inclusive, é uma composição de Brown para a artista e um dos grandes destaques do disco.

De 1994 para 2023, a dupla coleciona parcerias de sucesso, como, por exemplo, no 3º disco de estúdio da artista, que tem 5 composições do baiano, entre elas 'Amor I Love You', uma das maiores canções de amor do repertório brasileiro.

Em 2002, a parceria deixa de ser dupla para ser um trio. "Zé", apelido de Marisa, se junta a Arnaldo Antunes e a Carlinhos Brown para a criação dos Tribalistas.


				
					Pé na Bahia: Marisa Monte tem mais de 40 parcerias com Carlinhos Brown
Foto: Divulgação

Bastou uma semana juntos na Bahia, durante o período que Brown produzia um CD para Arnaldo Antunes, grande amigo da carioca, para que a "tríade" conseguisse compor 13 músicas, que posteriormente seriam gravadas no estúdio de Marisa no Rio.

O resultado? Um CD aclamado pela crítica no Brasil e mundialmente, mais de 3 milhões e 500 mil cópias vendidas e um Grammy Latino de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro".

Ao todo, a dupla tem mais de 40 parcerias de sucesso e muita história para contar. O laço, dentro e fora dos palcos, foi tão grande que desaguou em amor pela família.

Nas declarações dadas em entrevistas e nas redes sociais, Carlinhos Brown faz questão de agradecer a amiga e "irmã", pela parceria com ele e pelo carinho com a família, em especial com Chico Brown, filho do baiano, que atualmente faz parte da banda da cantora.

"Muito obrigado por tudo. Que bom você ter me permitido passar por esse portal que só me melhorou. Você semeou em minha estrada as possibilidades mais brilhantes. De um Batom de Dente, uma Magamalabares, uma Marisa de Verdades. Não sigo mais seco no meu caminho da velha infância, pois encontrei em você um vilarejo que nem sabia que poderia existir, onde a potência do Amor é mais forte que tudo e reluz. Deus te faça contínua na iluminação. Obrigado por Chico! Te amo, te amo, te amo, minha irmã", escreveu Brown em um aniveresário da artista.


				
					Pé na Bahia: Marisa Monte tem mais de 40 parcerias com Carlinhos Brown
Foto: Divulgação

A ligação com a família atualmente está entre pai e filho. Chico, que acompanha Marisa na nova turnê, também trabalhou em composições do CD 'Portas', aparecendo em cinco faixas do disco.

O herdeiro do clã Brown também agredeceu a "tia" e chefa pela parceria nos palcos. "Fazer música, voar, viver e sonhar pelo mundo com Mary é sem dúvida alguma uma das gratidões e privilégios maiores da vida, sou mais feliz e completo porque ela acreditou em mim… Feliz aniversário minha parceira!".

A cantora se apresenta no palco do Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista, no primeiro dia de festa, 25 de agosto, junto a Mari Fernandez e Jota Quest. Os ingressos para o evento estão à venda no site Sympla, e custam a partir de R$ 89.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FIB :

Ver mais em FIB