Fitness

Seis grandes erros adotados para quem quer emagrecer

Dietas milagrosas, cortar completamente carboidratos e esquecer os exercícios de resistência. Esses são alguns dos erros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Práticas erradas podem prejudicar e muito o emagrecimento

A ansiedade em emagrecer faz com que diversas pessoas façam escolhas equivocadas e que acabam prejudicando o processo de emagrecimento. Um dos erros é adotar um único método, o que pode ser um grande problema já que o organismo se adapta rapidamente aquela rotina e não responde aos estímulos como esperado. Outro erro bastante comum é recorrer às dietas milagrosas que podem até dar resultados rápidos, mas têm curto prazo de tempo e sobrepeso pode voltar a fazer parte da rotina.  

Aqui alguns erros comuns que precisam ser evitados para poder ter o retorno que se espera nos resultados.

1. Eliminar todos os carboidratos
Eles são fonte de energia do organismo, por isso não devem ser excluídos. O problema é comê-los em excesso, mas se o consumo for bem gerenciado, está liberado. 

2. Passar fome
Pular refeições não é permitido, imagine ficar sem comer. Este é um dos erros mais comuns. As pessoas acham que ficar sem comer fará com que emagreça mais rápido. Esse hábito cria uma série de deficiências nutricionais no organismo. Isso fará com o que o metabolismo fique lento e mais difícil assim perder o peso. Distribuir os alimentos em seis refeições faz com que o metabolismo acelere.



3. Não tomar água
A água acelera o metabolismo, melhora a digestão e mantém o corpo hidratado. Algumas pessoas acreditam que beber água retém líquidos, mas isso não ocorre. O sódio é que faz acumular líquidos por isso se recomenda diminuir bastante o sal.

4. Abusar de alimentos light e diet
Eles alimentos, apesar de reduzidos comparados aos outros alimentos, possuem sim gorduras, carboidratos simples e outras 'gordices'. Por isso cuidado com o excesso.

5. Praticar somente exercícios aeróbicos
Importantíssimo praticar muito aeróbico, como correr, nadar, caminhar e andar de bicicleta. Mas não esqueça dos exercícios que vão aumentar a resistência e que ajudam também a queimar calorias durante o treinamento, como musculação e os funcionais. 

6. Fazer uma única dieta
A alimentação desempenha um papel importante no processo de emagrecimento. Então pesquisar dietas variadas e de acordo com a necessidade de cada organismo. O importante é eliminar de vez o fast food, açúcares, frituras e gorduras da da rotina e procurar alimentos ricos em nutrientes, com propriedades antioxidantes e transformar isso em hábito de vida para que não volte a engordar.

Em todos os casos, procurar auxílio de um profissional é importantíssimo para que os resultados sejam focado e bem orientados, como nutricionistas e educadores físicos.