Fitness

Whole 30: conheça os benefícios da dieta dos crossfiteiros

De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, da Taeq, a Whole 30 tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e o desempenho físico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


A dieta Whole 30, famosa entre os praticantes de CrossFit, está sendo cada vez mais procurada por pessoas que desejam emagrecer. O método consiste em cortar os carboidratos da alimentação e investir no consumo de proteína. Além das restrições alimentares, os adeptos devem evitar a balança durante 30 dias.  

De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, da Taeq, a Whole 30 tem como objetivo melhorar o condicionamento físico, a composição corporal, o desempenho físico e até a qualidade do sono.

Foto: reprodução / Shutterstock
"Os principais benefícios da dieta Whole 30 são: aumento de energia, perda de peso, cura de alergias e problemas de pele. Ela também pode ajudar no tratamento de problemas digestivos e dores pelo corpo", disse Carolina.
 
Cardápio


A especialista explicou que os adeptos da Whole 30 devem evitar o consumo de embutidos (como salsicha, presunto, mortadela e bacon), açúcares simples e grãos (trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, painço, triguilho, grãos germinados e outros). Além disso, também é necessário cortar leguminosas: feijões, soja, ervilha, grão-de-bico, lentilhas, assim como leites, derivados e vinagre.

O ideal é priorizar o consumo de carnes (aves, peixes e frutos do mar), ovos, vegetais, frutas e verduras também podem estar presentes na dieta, como a couve, brócolis, agrião, cenoura, beterraba, alface, tomate e até mesmo temperos clássicos, como alho, cebola e pimentão.

O corte de carboidratos e a priorização das proteínas vai favorecer o crescimento da massa magra.As mudanças devem valer no período de trinta dias.



Orientação

Carolina Xavier garante que qualquer pessoa pode adotar a Whole 30 desde que procure acompanhamento de um (a) nutricionista. "Restrições alimentares podem gerar algumas deficiências que, a longo prazo, também podem afetar a saúde.", aconselhou a nutricionista.