Mapas Juninos

Beiju: aprenda como fazer esta deliciosa comida típica

Famosa iguaria pode ser preparada com diversos recheios e costuma ser muito apreciada durante as festas juninas

Redação iBahia
09/05/2016 às 13h57

2 min de leitura
O beiju é sempre muito apreciado durante as festas de São João. De origem indígena, a tapioca, grande protagonista desta receita, é rica em carboidratos e pode ser opção saudável para o café da manhã e para o lanche. Isso porque, segundo nutricionistas, a iguaria é uma excelente substituta do tradicional pão francês, pois não leva sal na sua preparação.A receita desta delícia exige poucos ingredientes e o seu recheio varia conforme a sua criatividade. São diversos os sabores de beiju vendidos e apreciados pelo Brasil afora. Queijo, presunto, carne, goiabada e doce de leite são alguns dos possíveis ingredientes que podem compôr o recheio desta saborosa comida típica.

Ficou com água na boca? Confira como preparar o beiju e se delicie com os seus mil e um sabores nestas festas juninas.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polvilho doce
½ xícara (chá) de água
Sal a gosto
Mussarela fatiada
Manteiga ou margarina

Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com a água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida

Passe por uma peneira e reserve. Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme. Espere a massa ficar unida como se fosse uma panqueca e vire para secar do outro lado. Espalhe manteiga (ou margarina) sobre o beiju. Retire do fogo, coloque uma fatia de mussarela, enrole e sirva.

Observação: A mussarela é só uma dica. Pode-se variar usando outros tipos de queijos, presunto, carnes ou recheios doces. É só usar a criatividade.