Gastronomia

Aprenda a fazer pão delícia, receita tipicamente baiana

O pãozinho leva cerca de três horas para ficar pronto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


O pão delícia é uma receita baiana e está sempre presente em festas, aniversários de criança, padarias, cantinas e - por que não? - em casa. Aprenda a preparar:







Ingredientes:
1 xícara de chá de água

1 xícara de chá de leite integral

1/2 lata de leite condensado

3 ovos grandes

1 tabletes (200g) de manteiga sem sal, derretida e fria

1 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de fermento biológico fresco

1kg de farinha de trigo

Queijo raldo a gosto

Manteiga derretida a gosto


Modo de preparo:
Adicione os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, e bata por três minutos. Transfira a mistura para uma tigela, cubra e reserve em local abafado por dez minutos. Depois, leve a mistura à batedeira e junte, aos poucos, a farinha de trigo peneirada. Bata tudo com a pá especial para pães e massas pesados. Se não tiver esse utensílio, não se preocupe: trabalhe com uma espátula tipo pão-duro até que a massa fique lisa e brilhante. É necessário sovar bastante a massa, até que se formem bolhas. cubra a massa com um pano seco e deixa descansar até dobrar de volume.


Com as mãos bem amanteigadas, modele pãezinhos. coloque-os em assadeiras untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. Reserve a massa em um local sem ventos e, mais uma vez, deixe dobrar de volume. Asse em forno com temperatura de 200ºC por cerca de dez minutos. Depois de assado e frio, pincele os pãezinhos com manteiga derretida e salpique queijo ralado.