Gastronomia

Aprenda a preparar caruru e vatapá light

Pratos típicos dos festejos de São Cosme e Damião podem ser mais saudáveis com a troca de alguns ingredientes

Redação iBahia

Na data em que se comemora o Dia de São Cosme e Damião é tradição preparar um caruru completo. As delícias baianas agradam muitas pessoas, mas preocupam quem está de dieta pela grande quantidades de calorias. Mas graças à nutricionista Thiala Duarte, ninguém vai ficar na vontade neste ano. Em entrevista ao G1, a profissional ensinou a preparar um caruru e um vatapá light. Veja também:Blogueira fitness lança linha de pratos congelados saudáveisOito alimentos que ajudam a baixar a pressãoPara que um alimento seja considerado light, ele deve ter uma redução de pelo menos 25% em alguns nutrientes, na comparação com a versão tradicional do prato. Neste caso, o caruru teve redução de 40% na quantidade de gordura e de 30% na quantidade de calorias. Para isso, o dendê foi reduzido à metade e o leite de coco foi substituído pela versão light. No vatapá, a farinha de trigo foi trocada pela farinha de arroz, deixando o prato livre de glúten.Aprenda a preparar:






Ingredientes:
½ cebola grande

1 dente de alho

1 colher de café cheia de gengibre picado

1 colher de sopa de coentro picado

2 colheres de sopa de camarão seco

25g de amendoim

20g de castanha

200ml de leite de coco light

50ml de azeite de dendê

180g de quiabo cortado

Sal a gosto


Modo de preparo:
Faça um creme batido no liquidificador com o leite de coco, o coentro picadinho, o amendoim, a castanha e o carão seco. Depois, numa panela em fogo baixo, coloque uma colher de sopa de água, o alho e o gengibre picados para refogar até dourar. Acrescente meia cebola grande batida no liquidificador e depois que ela dourar, acrescente também o creme que foi batido no liquidificador. Mexa até ferver e coloque o quiabo cortado para cozinhar até que a baba se forme. Tempere com sal a gosto e, por último, despeje o azeite de dendê na panela.






Ingredientes:
½ cebola grande

1 dente de alho

1 colher de café cheia de gengibre picado

1 colher de sopa de coentro picado

2 colheres de sopa de camarão seco

25g de amendoim

20g de castanha

200ml de leite de coco light

50ml de azeite de dendê

40g de farinha de arroz diluída em 1,5 xícaras d’água

Sal a gosto


Modo de preparo:
Faça no liquidificador o mesmo creme inicial da receita do caruru, com leite de coco, amendoim, castanha e coentro. Numa panela, em fogo baixo, coloque uma colher de sopa de alho para refogar o alho e o gengibre e depois acrescente a cebola batida no liquidificador, mexendo até dourar. Coloque também o creme batido anteriormente. Depois de ferver, adicione a farinha de arroz, que deve estar diluída em uma xícara e meia de água. Mexa bem até que fique com consistência de vatapá. Acrescente sal a gosto e o azeite de dendê.