Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Nutricionista traz dicas para investir em refeições veganas

Você deve investir em alimentos básicos como massas, arroz, feijões e grãos

Redação iBahia • 18/08/2020 às 17:10 • Atualizada em 31/08/2022 às 1:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Que tal preparar uma refeição vegana? A nutricionista Adriana Stavro garante que não é tão complicado - você deve investir em alimentos básicos como massas, arroz, feijões e grãos. Um condimento ótimo é a tahine, baba ghanoush, guacamole, humus ou um simples vinagrete de azeite.
Para te ajudar a arrasar nos pratos veganos, a especialista separou algumas dicas. Confira:
Sopas
Sopas frias ou quentes são excelentes para começar um almoço ou jantar. Minhas favoritas são: sopa fria de tomate, creme de abóbora, sopa de lentilha, creme de ervilha e caldo verde. Sirva com croutons veganos. É só comprar um pão vegano, cortar em cubos médios, regar com azeite, e colocar as especiarias de sua preferência. Leve ao forno até ficarem crocantes.
Olhe para os vegetais com carinho
● Pense além de uma salada simples de alface, tomate e pepino. Faça uma salada de grãos variados. Cozinhe arroz negro, arroz vermelho, quinoa, grão de bico, feijão moyashi, ou soja (existem inúmeros grãos que podem ser usados). Cozinhe individualmente, espere esfriar e misture tudo. Tempere com sal normal ou de ervas, salsinha, cebolinha e azeite.
Montagem do prato:
Coloque as folhas de alface no fundo de uma travessa. Distribua os grãos por cima ou use mini folhas de alface e misture aos grãos, fica lindo.
Finalize com castanhas e nozes.
Legumes
● Legumes assados são deliciosos, fáceis de preparar, tem um ótimo custo e atende a todos. Distribua em uma forma couve-flor, brócolis, mandioquinha em pedaços, abóbora em fatias, batata-doce em cubos grandes, couve de bruxelas, aspargos inteiros e cogumelos. Pense em uma travessa linda, colorida e saborosa, um acompanhamento simplesmente perfeito.
● Outra opção é assar uma couve-flor (pequena), inteira. Espalhe por cima tahine e sal. Coloque azeitonas pretas salgadas sem caroço entre as flores. Cubra com papel alumínio e leve para assar. Finalize com mais algumas azeitonas e um pouco de azeite.
Montagem do prato:
O ideal é uma travessa redonda. Coloque a couve flor inteira no centro e em volta distribua todos os demais legumes assados.
Sirva com um azeite em infusão de ervas, ou corte ervas frescas, 2 dentes de alho, suco de 2 limões ou limas, ou 1 de cada + azeite.
Use frutas frescas damascos ou tâmaras para sobremesa
● Frutas cozidas, como peras ao vinho tinto
● Damascos assados ou ameixas servidas com sorvete vegano
● Morango com Aquafaba. Apesar do nome estranho, a aquafaba é o restante do líquido dos grãos-de-bico cozidos. Use uma xícara do caldo que cozinhou o grão, e bata na batedeira com 1 colher de sopa de açúcar ou xylitol até formar um chantily em picos.
Tofu

Umas fatias de tofu grelhado são uma delícia. Compre um Tofu firme, deixe escorrer de um dia para o outro na geladeira. Corte em fatias grossas, em média 1cm e meio. Tempere com especiarias e grelha no azeite.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia