Gastronomia

Nutricionista traz dicas para investir em refeições veganas

Você deve investir em alimentos básicos como massas, arroz, feijões e grãos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Que tal preparar uma refeição vegana? A nutricionista Adriana Stavro garante que não é tão complicado - você deve investir em alimentos básicos como massas, arroz, feijões e grãos. Um condimento ótimo é a tahine, baba ghanoush, guacamole, humus ou um simples vinagrete de azeite.

Para te ajudar a arrasar nos pratos veganos, a especialista separou algumas dicas. Confira: 


Sopas

Sopas frias ou quentes são excelentes para começar um almoço ou jantar. Minhas favoritas são: sopa fria de tomate, creme de abóbora, sopa de lentilha, creme de ervilha e caldo verde. Sirva com croutons veganos. É só comprar um pão vegano, cortar em cubos médios, regar com azeite, e colocar as especiarias de sua preferência. Leve ao forno até ficarem crocantes.

Olhe para os vegetais com carinho

● Pense além de uma salada simples de alface, tomate e pepino. Faça uma salada de grãos variados. Cozinhe arroz negro, arroz vermelho, quinoa, grão de bico, feijão moyashi, ou soja (existem inúmeros grãos que podem ser usados). Cozinhe individualmente, espere esfriar e misture tudo. Tempere com sal normal ou de ervas, salsinha, cebolinha e azeite.

Montagem do prato:

Coloque as folhas de alface no fundo de uma travessa. Distribua os grãos por cima ou use mini folhas de alface e misture aos grãos, fica lindo.

Finalize com castanhas e nozes.

Legumes

● Legumes assados são deliciosos, fáceis de preparar, tem um ótimo custo e atende a todos. Distribua em uma forma couve-flor, brócolis, mandioquinha em pedaços, abóbora em fatias, batata-doce em cubos grandes, couve de bruxelas, aspargos inteiros e cogumelos. Pense em uma travessa linda, colorida e saborosa, um acompanhamento simplesmente perfeito.

● Outra opção é assar uma couve-flor (pequena), inteira. Espalhe por cima tahine e sal. Coloque azeitonas pretas salgadas sem caroço entre as flores. Cubra com papel alumínio e leve para assar. Finalize com mais algumas azeitonas e um pouco de azeite.

Montagem do prato:

O ideal é uma travessa redonda. Coloque a couve flor inteira no centro e em volta distribua todos os demais legumes assados.

Sirva com um azeite em infusão de ervas, ou corte ervas frescas, 2 dentes de alho, suco de 2 limões ou limas, ou 1 de cada + azeite. 

Use frutas frescas damascos ou tâmaras para sobremesa

● Frutas cozidas, como peras ao vinho tinto

● Damascos assados ou ameixas servidas com sorvete vegano

● Morango com Aquafaba. Apesar do nome estranho, a aquafaba é o restante do líquido dos grãos-de-bico cozidos. Use uma xícara do caldo que cozinhou o grão, e bata na batedeira com 1 colher de sopa de açúcar ou xylitol até formar um chantily em picos.

Tofu