Gastronomia

Todo mundo ama: aprenda a fazer pãozinho delícia com recheio

Receita foi dada pela gastrônoma, nutricionista e professora do UniRuy, Andréa Pinho

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Todo mundo essa iguaria baiana chamada pãozinho delícia, não é mesmo? A gastrônoma, nutricionista e professora do UniRuy, Andréa Pinho, explicou o passo a passo de como fazer essa maravilha gastrômica que vai super bem como lanche da tarde.


  • Receita de Pãozinho delícia com recheio


*Massa:


    100g de leite condensado (1/2 caixa pequena)
    1 colher de sopa cheia de açúcar refinado (20g)
    2 sachês de fermento biológico seco instantâneo (25g)
    375 ml de leite (morno), separados em 2 porções (200ml + 175ml)
    635g de farinha de trigo, separados em 3 porções (75g + 550g
    100g de batatas cozidas e descacadas
    3 gemas
    60g de manteiga derretida
    15g de sal

*Acabamento do pãozinho:


    75g de manteiga amolecida
    100g de queijo parmesão ralado

*Recheio do pãozinho:


    100g de creme de leite
    200 ml de leite
    25g de manteiga
    25g de farinha de trigo
    100g de queijo parmesão ralado
    50g de leite condensado
    sal a gosto

Modo de preparo:

1ª etapa: Em um recipiente, misture a farinha de trigo (75g), o açúcar, e o fermento diluído no leite morno (200ml), e misture até ficar homogêneo. Cubra a mistura e deixe descansar por 30 minutos.

2ª etapa: Cozinhe as batatas com casca, e depois de esfriar, remova-as. Em seguida,   no liquidificador, coloque as batatas, as gemas, o sal, a manteiga derretida, e o restante do leite (175ml).

3ª etapa: Junte as misturas das etapas anteriores, e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até a massa ficar pegajosa. Você precisará ir sentindo a textura da massa, para avaliar a quantidade de farinha que será adicionada. Depois, unte suas mãos com óleo, e sove a massa, até ficar lisa e começar a formas bolhas. Cubra, e deixe descansar novamente por mais 30 minutos.

Recheio:


Derreta a manteiga, junte a farinha de trigo, até que a misture cozinhe um pouco. Acrescente o leite morno, adicionado do leite condensado, e mexa até engrossar. Acrescente o queijo e mexa até derreter. Por mim, desligue e adicione o creme de leite.

Modelagem:

Com as mãos untadas em óleo, pegue um pedaço pequeno da massa, e faça uma bola. Achate-a com a palma da mão e em seguida, vá dobrando as bordas para dentro, formando uma superfície lisa em cima. Disponha as bolas numa assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço para que elas cresçam. Deixe fermentar até que dobrem de tamanho, e em seguida, leve os pães para assar em forno pré-aquecido a 120ºC (ou na temperatura mais baixa que o forno atingir, na prateleira superior). Deixe assar por 8 a 10 minutos, a depender do tamanho dos pãezinhos.

Finalização:

Quando os pãezinhos esfriarem, corte-os ao rio, e recheie. Em seguida, pincele a superfície com manteiga amolecida, e polvilho o queijo parmesão ralado em cima.

--