Uma operação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) apreendeu 9,5 toneladas de carne sem procedência e imprópria para consumo em cidades do sudoeste baiano. A ação, liderada por uma equipe especializada em abatedouros e indústrias de laticínios, teve o objetivo combater o comércio clandestino de carnes e assegurar a saúde pública.

Durante a 50ª etapa do programa, realizado nos últimos dez dias deste mês de outubro, foram vistoriados 50 estabelecimentos comerciais nas cidades de Candiba, Guanambi, Urandi, Pindaí, Iuiú, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.
Leia também:
Socorristas são assaltados e celular de emergência é roubado na Bahia
Polícia destrói mais de 200 mil pés de maconha em cidade da Bahia
Homem é preso após ameaçar sobrinha de morte em Feira de Santana
Polícia erradica cerca de 32 mil pés de maconha em município da Bahia
Todos os locais inspecionados apresentaram alguma irregularidade, resultando na emissão de 45 termos de notificação, 36 autos de apreensão, 33 termos de inutilização e três interdições.

Estabelecimentos mantinham carnes impróprias e em processo de decomposição
Andréa Kraychete, coordenadora da equipe, destacou ao g1 que uma das maiores preocupações é a falta de documentação adequada dos estabelecimentos, o que resulta na comercialização de carnes sem registro nos órgãos competentes.
Em muitos casos, os produtos estavam em processo de decomposição, colocando em risco a saúde dos consumidores. Além da fiscalização, a equipe da FPI realizou ações de conscientização em 14 comunidades sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). Esse sistema visa garantir a segurança dos alimentos por meio de certificação e um selo de conformidade.

Uma audiência pública foi agendada para a próxima sexta-feira (25), às 8h, no Clube de Campo de Guanambi, com a finalidade de apresentar os resultados das ações da FPI. O encontro reunirá gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

