O projeto “Presepe o Mamulengo Baiano” realiza, nos meses de agosto e setembro, oficinas e apresentações de teatro de bonecos em Barra do Choça, Vitória da Conquista e Poções, cidades do sudoeste baiano. O projeto procura resgatar e valorizar a tradição do teatro de bonecos na Bahia.
A expressão “presepe” tem relação com os presépios natalinos, que antigamente eram utilizados para representar cenas sacras e profanas. Esses espetáculos eram comuns durante o período natalino e foram enriquecidos pelas contribuições dos africanos, que traziam suas próprias tradições de teatro de bonecos para as fazendas do interior baiano.
Leia mais:
O objetivo do “Presepe o Mamulengo Baiano” é retomar a prática dessa herança cultural. Durante as oficinas, que serão ministradas pelo bonequeiro Pedro Boneco, os alunos terão a oportunidade de criar e manipular seus próprios bonecos. Além das oficinas, o "Teatro de Bonecos Pois é... Então Tá!" realiza apresentações de seu repertório para os estudantes e para a comunidade das escolas participantes.
O teatro de bonecos, também conhecido como mamulengo, foi amplamente popular na região, mas com a chegada de novas tecnologias, sua presença diminuiu. Com isso, o grupo busca reviver essa arte popular, que serve como um meio de resistência e voz para grupos sociais marginalizados, além de ser um recurso educativo valioso.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Confira as datas das próximas oficinas e apresentações:
- 26 a 17 de agosto oficina no Colégio Estadual do Campo Lúcia Rocha Macedo de Barra do Choça;
- 16 a 23 de setembro oficina no Colégio Estadual Eurides Santana de Poções.