Um curso gratuito voltado para capoeiristas, que já ensinam ou desejam atuar em escolas públicas, está com inscrições abertas na Bahia. O programa "Qualifica Capoeira" será realizado em 9 cidades baianas: Vitória da Conquista, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Porto Seguro.
O curso contará com certificado e os participantes terão direito a transporte, lanche, camisa e material didático. Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de outubro através de um formulário.
Leia também:
Confira detalhes do curso gratuito para capoeiristas
Serão 10 turmas distribuídas entre as 9 cidades. Cada turma contará com até 20 alunos e o curso terá carga horária de 120 horas, divididas em seis semanas. Os conteúdos que serão discutidos durante o curso inclui:
- Introdução à Psicologia da Educação e da Aprendizagem (22h/aula): exploração dos princípios e teorias da Psicologia no contexto educacional, abordando fatores psicológicos e os impactos de questões como racismo, machismo e homofobia no processo formativo.
- Didática da Capoeira (38h/aula): análise das tendências pedagógicas afrocentradas e das contribuições da capoeira para a educação das relações étnico-raciais. Enfoque no planejamento e avaliação do ensino da capoeira no sistema escolar.
- Dimensões Histórico-Filosóficas da Capoeira (22h/aula): discussão sobre o surgimento e o desenvolvimento da capoeira, com destaque para suas bases filosóficas e tradições africanas que a fundamentam.
A formação é promovida pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). Conforme a organização, o objetivo é oferecer aos praticantes da arte conhecimentos pedagógicos para o ensino da capoeira em escolas públicas do estado.
O projeto é executado pelo Instituto Comvida. Para mais informações, os interessados podem acessar o grupo oficial de WhatsApp.
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!