Tutores de cães e gatos que ainda não vacinaram seus animais contra a raiva terão a oportunidade de fazê-lo neste sábado (3). A campanha "Dia D" de vacinação antirrábica acontecerá na Orla II de Juazeiro, norte do estado, na Academia da Saúde, das 8h às 13h.
A ação faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica organizada pela gestão municipal e serão vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. O "Dia D" será neste sábado (3), mas a campanha de vacinação contra a raiva acontecerá até o dia 6 de setembro.
Leia também:
Além do ponto volante na Orla II, a campanha antirrábica tem um ponto fixo no Núcleo de Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 07, bairro Angari, atrás do Centro de Saúde III.
De acordo com o Núcleo de Endemias da cidade, até o momento cerca de 5.408 animais já foram vacinados. Esse número corresponde a um total de 30% da meta estabelecida, que é de 17.764 animais.
Ponto fixo
O ponto fixo de vacinação está localizado no Núcleo de Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº 07, bairro Angari, atrás do Centro de Saúde III. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Pontos volantes
Os pontos volantes da campanha estarão disponíveis nas seguintes localidades nesta semana:
- 31/07 (Bairro Dom José Rodrigues – Centro Comunitário, e em frente à Escola Misael Aguilar);
- 1/08 (Bairro Malhada da Areia – próximo à Igreja Católica e Bairro Rua das Palmeiras – próximo ao mercadinho Vitória);
- 2/08 (Bairro Residencial Mairi – Avenida Principal e Bairro Residencial Novo Horizonte – Praça Principal);
- 3/08 – Dia D de Vacinação Antirrábica (Local – Orla Nova, na Academia da Saúde, das 8h às 13h).
Vacina antirrábica visa prevenir raiva
Apesar de ser uma doença controlada, a vacina contra a raiva é obrigatória para cães e gatos. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode afetar o ser humano, por isso a vacina antirrábica é única forma de prevenir a doença, além de manter os animais saudáveis.
A transmissão da doença pode ocorrer através de mordidas, lambidas ou machucados causados por animais infectados, sendo a maioria da transmissão ocorrida por cães ou morcegos. A campanha acontece anualmente como uma forma de proteção ao animal e seus tutores.
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!