A nova geração de artistas feirenses está redefinindo os padrões e explorando novas fronteiras na música. Quem já foi tomado pelo som envolvente da cantora Rachel Reis ou pela potência do trap de Jovem Dex e de Duquesa sabe bem do que estamos falando. Naturais de Feira de Santana, cidade localizada a 100 quilômetros de Salvador, os artistas têm conquistado espaços importantes no cenário da música nacional.
Pensando nisso, o iBahia faz neste dia 13 - Dia do Cantor - uma homenagem à trajetória dos baianos. Em entrevista, eles falaram ainda sobre projeção nacional e os novos trabalhos. Confira:
Leia também:
A malemolência e brasilidade de Rachel Reis
Misturando referências que flutuam entre MPB, pop, jazz, pagodão e arrocha, as músicas de Rachel Reis tem formado um estilo bem particular e original. Um caminho que começou a ser trilhado em 2020 e com uma boa rota levou a lugares incríveis. A música “Maresia”, por exemplo, que fez parte da trilha sonora da novela Fuzuê, da Rede Globo, parceria com Zamba, Cuper e Fredinho o Louco, projetou a artista para todo o país.
“Maresia veio como uma faixa bônus em comemoração aos números do EP Encosta e estrondou com tudo. Acredito que é a música que marca essa projeção”, disse.
Quase que simultaneamente, um pedido de música exclusiva para a série “Cangaço Novo” gerou a canção “Caju” composta por ela mesma, com produção de Marcos Cuper. Em 2023, a cantora foi indicada ao Grammy Latino com seu álbum de estreia Meu Esquema (2022) na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Agora, a sereiona, como é conhecida, está dedicada à produção do novo projeto acústico que leva o mesmo nome do seu segundo álbum. “O álbum está 90% pronto, estamos na etapa da gravação, produção audiovisual... É um álbum que conta mais histórias, está mais maduro e traz coisas mais pessoais. Ainda não posso revelar a data de lançamento mas posso garantir que vou continuar trazendo a minha essência e a minha sonoridade”, conta.
A potência do trap de Jovem Dex
O trap potente feito por Jovem Dex, com letras que abordam dinheiro, luxo, drogas e sexo, levou o nome do artista para todo o país. Aos 23 anos, Ele se projeta em numa trajetória ascendente e conta que esperava por isso.
“Fico feliz de ter minha música conhecida nacionalmente. Eu esperava esse sucesso, tenho trabalhado muito para isso e chegar nesse objetivo me deixa muito realizado”, contou.
Com mais de 1 milhão e 600 mil ouvintes mensais, Jovem Dex conta que está em um novo ciclo da carreira. O lançamento da música “Profeta”, que mistura deboche e previsões de um futuro cheio de luxo e sucesso, numa batida dançante, marca o início dessa nova etapa. “É o meu trampo mais recente e tá tendo uma repercussão legal. Eu tenho muito a mostrar para o meu público. Nesse novo momento, eu tenho um planejamento, uma estrutura legal e muitas músicas novas que estão guardadas e quero mostrar pro meu público”, explica.
Um novo single já está em produção. Sem muito spoiler, Jovem dex conta que é uma música muito aguardada e sairá ainda esse ano. “Não vou revelar o nome agora, mas é algo muito esperado. Só de eu citar assim, meus fãs já devem saber. Além disso, tenho trabalhado no meu álbum, estamos amadurecendo, e ele pode sair a qualquer momento”, disse.
A energia e intensidade de Duquesa
Numa crescente, o trap e rap de Duquesa tem alcançado cada vez mais pessoas. As letras poderosas misturam mensagens diretas, experiências pessoais, empoderamento e sentimentos. Desde o começo da carreira, segundo ela, tudo que tinha era “uma promessa que ia dar certo” e deu!
Aos 24 anos de idade, Duquesa tem se projetado como uma voz feminina forte e ousada na cena do trap. A repercussão do álbum “Taurus Vol.2”, lançado recentemente, superou as expectativas da artista. Explorando ritmos mais dançantes e com muitas parcerias, Duquesa conta que a ideia era ousar e arriscar.
“A gente arriscou em novos ritmos, em novos feats e mais faixas comparado ao volume. Eu posso dizer que a gente ousou muito em muitos pontos, tanto na questão de produção, como de letra e como de tema também de cada faixa, foi tudo muito ousado e deu muito certo”, comemora.
Ainda segundo a cantora, o próximo passo é colaborar com o trabalho de outros artistas. “Esse ano, em especial, quero me dedicar a projetos paralelos, fazer mais participações com amigos meus, artistas que eu conheci nessa caminhada. Quero contribuir com projetos de pessoas que eu admiro.”
Milena Brandão
Milena Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!