Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > interior da bahia > feira de santana
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Confira mudanças

Feira de Santana: Bando Anunciador tem nova rota e itens proibidos

Bebidas em garrafas de vidro e espeto estão entre os objetos proibidos no Bando Anunciador

Milena Brandão • 05/07/2024 às 14:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Misturando cores, cultura, história e alegria, o Bando Anunciador, festa que já faz parte do calendário cultural de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, acontece neste domingo (7). Este ano, o roteiro do cortejo foi alterado. A mudança acontece com o objetivo de garantir maior segurança e organização no evento que circula por pontos específicos do município.


				
					Feira de Santana: Bando Anunciador tem nova rota e itens proibidos
Bando Anunciador acontece neste domingo, 7. Foto: Edvan Barbosa - ASCOM UEFS / Divulgação

Agora, a festa começa em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), passa pelas ruas Conselheiro Franco e Santos Dumont, segue pela Avenida Senhor dos Passos até a Praça do Nordestino. Antes, o trajeto era encerrado na praça Bernardino Bahia. A concentração do cortejo está prevista para às 6h na Praça da Matriz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Para garantir maior segurança aos participantes da festa, a Prefeitura de Feira de Santana publicou um decreto na última terça-feira (2) proibindo a comercialização e uso de alguns itens no circuito do Bando a partir das 6h até o encerramento, assim como a utilização de carro de som e qualquer outro equipamento de som automotivo e a utilização de trabalhadores menores de 18 anos.

Confira os itens proibidos no Bando Anunciador:

  • Churrasquinho no espeto;
  • Bebidas em garrafas de vidro;
  • Copos de vidro;
  • Churrasqueiras e/ou fogareiros;
  • Circulação de carrinhos de mão e pranchão;
  • Objetos perfuro-cortantes;
  • Coolers, caixas térmicas e similares, com finalidade comercial;
  • Mesas e cadeiras de ferro e/ou madeira;
  • Fogos de artifício, serpentinas metálicas e similares.

Com o mesmo objetivo, a Polícia Militar (PM-BA) reforçou a quantidade de policiais que estarão no Bando Anunciador. Ao todo, serão 120 policiais em patrulha, mais que o dobro do efetivo disponibilizado o ano passado, quando 57 policiais estavam no cortejo. Além disso, a Rondesp, a Asa Branca e a Cavalaria também farão a segurança no entorno da festa.


				
					Feira de Santana: Bando Anunciador tem nova rota e itens proibidos
Foto: Divulgação/ Secom

Como fica o trânsito durante o cortejo do Bando Anunciador?

De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), as vias que compõem o trajeto do Bando Anunciador (Praça da Matriz, Rua Conselheiro Franco, Praça Froes da Mota, Rua Santos Dumont, Avenida Sr. Dos Passos e proximidades da Praça do Nordestino) estarão totalmente interditadas a partir das 5h da manhã e devem ser liberadas para o tráfego a partir das 13h.

O que é o Bando Anunciador?

O Bando Anunciador é uma tradição em Feira de Santana. Realizado no mês de julho, é a parte profana que antecede as comemorações e homenagens a Nossa Senhora Sant'Ana e costuma reunir milhares de pessoas todos os anos. Suspenso entre 2020 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19, o evento retornou com força total o ano passado. De acordo com a organização do evento, aproximadamente, 40 mil pessoas participaram da festa em 2023 e a expectativa é que o número seja superado.

O evento é uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FEIRA DE SANTANA :

Ver mais em Feira de Santana