A campanha de vacinação contra a poliomielite em Feira de Santana atingiu apenas 67% das crianças de até cinco anos, com 27.761 doses aplicadas até o momento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. O percentual está abaixo do estabelecido de 95% para garantir a proteção coletiva e manter a erradicação da paralisia infantil.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Em casos graves, a poliomielite pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Leia também:
Vacinação é a única forma de prevenção da doença
A vacinação é a única forma de prevenção da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016.
Ao todo, 104 salas de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do município para imunização. Para garantir a vacinação, destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos, os pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identidade, o cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança.
As unidades com horário ampliado, das 8h às 20h30, incluem Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.
Milena Brandão
Milena Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!