Visando promover cidadania e assegurar direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade e uso abusivo de drogas, o programa "Corra pro Abraço" atua em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, desde abril de 2023. Em um ano, já foram realizados mais de 9 mil atendimentos a jovens e pessoas em situação de rua e outras vulnerabilidades.
Entre os serviços oferecidos estão encaminhamentos para áreas de saúde, educação, capacitação profissional, justiça e habitação.
Leia também:
A unidade do programa em Feira de Santana trabalham com práticas de cuidado junto ao seu público-alvo, levando insumos e informação de redução de danos aos campos de concentração de pessoas em situação de rua no município, realizando escutas e desenvolvendo atividades de arte-educação, promovendo visita a museus, exposições artísticas, feiras literárias, espaços culturais no município e sessões de cinema.
Além disso, o núcleo realiza encaminhamentos para diferentes serviços como Sistema Único de Assistência de Saúde (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), Defensoria Pública para assistência jurídica, emissão de documentos, habitação e outros equipamentos da rede de atenção e cuidado aos grupos vulneráveis.
Até junho deste ano, foram realizados 3.925 atendimentos ao público de juventude e 5.919 à população em situação de rua, somando mais de 9 mil atendimentos neste período.
Jéssica Bastos, coordenadora da unidade em Feira de Santana, ressalta o reforço das atividades oferecidas pelo programa. “Temos intensificado nossas ações tanto para as pessoas em situação de rua quanto para a população jovem em contexto de vulnerabilidade social nos diversos territórios da cidade, com o objetivo de a partir das estratégias de redução de danos físicos e sociais e das oficinas de arte-educação aproximar as pessoas dos seus direitos sociais”, afirma.
Como conseguir atendimento no programa em Feira de Santana?
A sede do programa conta com uma equipe que tem realiza mapeamentos e atendimentos em diversas áreas da cidade, incluindo os bairros da Kalilândia, Barroquinha, Presidente Dutra, Matriz, Cidade Nova e Liberdade.
O programa funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na Rua Felinto Marquês de Cerqueira, 558, Capuchinhos. O atendimento pode ser agendado pelo telefone (75) 3221-2856.
Ketheleen Serra
Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!