Uma pessoa foi presa e 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (29) em diversas cidades do sudoeste da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, Brumado, Lagoa Real e Barra da Estiva. De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha associada ao desvio de cargas.
Nas buscas foram encontrados diversos materiais desviados como produtos de limpeza, alimentos e também ração para animais. Foram apreendidos também quase 10 mil reais em dinheiro e uma caminhonete. Cinco pessoas foram levadas para prestar depoimento e uma foi presa em flagrante por posse de munições e armas.
Leia mais:
Criminosos vendiam cargas roubadas e realizavam fraudes em programas do governo federal
A quadrilha atuava oferecendo serviços de transporte de mercadorias e simulavam roubos para desviar esses produtos. As ocorrências eram registradas em Unidades Policiais enquanto o material roubado era vendido para empresários legalmente estabelecidos. Eles também recrutavam motoristas para obter as cargas.
O ponto de partida da investigação foi um suposto roubo de placas de energia solar, que teria ocorrido na região de Contendas do Sincorá, no sudoeste da Bahia. A quadrilha simulava que o motorista teria ficado sob a posse dos criminosos durante o roubo, o que dificultaria a recuperação das mercadorias pela polícia.
A investigação também apontou indícios de fraudes contra programas governamentais de distribuição de alimentos e obtenção de financiamentos bancários.