Um incêndio que já dura 27 dias segue sem controle em região próxima a cidade de Muquém de São Francisco, no oeste do estado. De acordo com apuração da TV Oeste, afiliada da TV Bahia, a área devastada pelas chamas já alcançou o equivalente a 6 mil campos de futebol, ou seja, mais de 6 mil hectares.
O fogo continua a se espalhar pela Serra do Cipó, lugar mais afetado, e a seca é um dos fatores que dificultam o controle do incêndio. A zona oeste do estado está há cinco meses em período de estiagem.
Leia também:
Equipes do 17º Corpo de Bombeiros de Barreiras seguem atuando no combate às chamas, mas têm enfrentado dificuldades devido ao retorno constante do fogo.
Seis cidades no oeste da Bahia estão sofrendo com as queimadas e falta de chuva
Outras cidades da região oeste baiana, como Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis e Santa Rita de Cássia, também estão sofrendo com os focos de incêndio. A previsão é que chuvas com intensidade capaz de ajudar no combate às queimadas só devem acontecer em outubro.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 750 focos de incêndio foram registrados na Bahia desde o dia 1 de setembro.
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!