Duas crianças de 8 e 3 anos morreram carbonizadas durante um incêndio dentro de casa em Itabuna, no sul da Bahia, na tarde da última quinta-feira (25). Informações preliminares do Centro Integrado de Comunicação de Itabuna (CICOM/Itabuna) indicam que a causa do incêndio teria sido um vazamento de botijão de gás seguido de explosão, na residência, no bairro São Lourenço. As vítimas foram identificadas como Gabriel Cardoso Rodrigues, de 8 anos, e Benjamim Cardoso Rodrigues, de 3 anos. Eles eram irmãos.
De acordo com a apuração da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, a mãe das crianças, que se identificou como catadora de recicláveis, disse que havia saído e deixado os filhos em casa. O pai estava no local, mas conseguiu escapar do incêndio.
Leia mais:
Segundo a Polícia Civil (PC), o pai das crianças foi ouvido e liberado ainda na quinta-feira (25). Em depoimento, ele disse que chamou pelas crianças nos cômodos e não teve resposta. Com o fogo se intensificando, deixou o imóvel.
Incêndio em Itabuna: imóvel foi totalmente tomado por chamas
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando chegou ao local, o imóvel já tinha sido tomado pelas chamas. De acordo com informações da equipe, a grande quantidade de lixo dentro do local produziu muita fumaça e chamas altas, que já saiam pelas portas e janelas, de forma que não era possível realizar buscas sem antes combater o fogo.
Além disso, o telhado da residência havia desabado. Percebendo a gravidade da situação, eles solicitaram o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda segundo os bombeiros, as vítimas foram encontradas no cômodo dos fundos da residência completamente carbonizadas.
Os corpos de Gabriel e Benjamim foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
O trabalho de combate às chamas durou três horas, com atuação de seis profissionaisdo Corpo de Bombeiros. A causa da explosão ainda será confirmada após o resultado do laudo pericial.