A cidade de Itabuna, sul da Bahia, celebra seu 114º aniversário neste domingo (28), e se prepara para uma série de eventos especiais que homenageiam sua rica trajetória.
Para comemorar a data, o Centro Cultural Teosópolis (CCT) organizou a Exposição "114 anos de Itabuna - Venha Comemorar Conosco!". A mostra gratuita destaca o Complexo Adami, abordando sua trajetória histórica, festas, civismo e política.
Leia também:
A exposição está aberta ao público desde a última quarta-feira (24), e segue até o dia 31 de julho, das 8h30 às 14h30 e das 14h às 17h, no Centro Cultural Teosópolis, localizado na Rua Professor Vieira Lima, 298, Praça dos Eucaliptos, bairro da Conceição.
Integrando as comemorações, a cidade recebeu o 3º Celebra Itabuna no último sábado (27), na Arena Zé Cachoeira. O evento contou com os cantores gospel Bruna Karla, Davi Sacer, Banda Shalom e mais 15 artistas regionais.
Neste domingo (28), a programação de aniversário da cidade começa com a Alvorada Festiva às 5h, seguida do solene hasteamento das bandeiras de Itabuna, da Bahia, do Brasil e do Vaticano. Às 9h, será realizada uma Missa de Ações de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto.
Ainda neste domingo, acontece o 2º Track and Field Experience Running, uma corrida de rua com a participação de 700 pessoas entre crianças, jovens, idosos e PCDs. A largada será às 7h30min em frente ao Jequitibá Plaza Shopping.
Curiosidades sobre Itabuna, no sul da Bahia
Fundada em 1910, Itabuna tem uma história que se entrelaça com a evolução da Bahia e do Brasil. Este ano, as comemorações prometem animar o público local.
Itabuna se tornou um polo educacional, concentrando três faculdades particulares, incluindo um polo exclusivo de medicina. A cidade também é uma referência no segmento de saúde, com dois hospitais para atendimento de urgência e emergência, além de dois hospitais para atendimento infantil e diversas clínicas de especialidades que recebem pacientes também dos municípios vizinhos.
A economia de Itabuna está concentrada no comércio, serviços e agricultura. A tradição da produção de cacau – o "fruto de ouro" – segue viva na região, que agora investe com maestria na produção de chocolate, com marcas premiadas e reconhecidas internacionalmente.
Construída às margens do Rio Cachoeira, a origem do nome Itabuna é indígena e significa "pedra bonita", refletindo a beleza e a força da cidade. Itabuna teve seu primeiro prefeito, Fernando Cordier, eleito em 1913.
Hoje, a cidade é composta por 30 bairros e abriga aproximadamente 213 mil habitantes, conforme dados do IBGE. São José é o padroeiro do município, garantindo a proteção dos itabunenses.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!