Trinta mil exames de mamografia serão realizados em outubro em todo o estado, incluindo 24 cidades do interior, como Itabuna e Ilhéus, na região sul. O anúncio do serviço foi feito pelo Governo da Bahia na sexta-feira (27).
Os exames serão oferecidos para mulheres entre 40 e 69 anos, entre os dias 1º e 31 de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama. As inscrições estão abertas e podem ser agendadas no site da campanha Outubro Rosa saudemaisperto.saude.ba.gov.br.
Leia também:
Saiba o passo a passo para agendar o exame
Como parte das ações do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas em 24 municípios oferecerão vagas extras para agendamento de exames de mamografia ao longo do mês.
Para agendar, basta acesse o site da campanha. Escolher o dia, local e o turno para a realização do exame.
A mulher não pode ter realizado o exame a menos de um ano. Não pode também ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos.
O que é preciso levar no dia do exame:
RG
CPF
Cartão do SUS
Comprovante de residência
Não é necessária a requisição médica.
Veja a lista das cidades do interior do estado que participam:
Teixeira de Freitas
Guanambi
Irecê
Jequié
Feira de Santana
Alagoinhas
Santo Antônio de Jesus
Valença
Paulo Afonso
Juazeiro
Vitória da Conquista
Jacobina
Itabuna
Ilhéus
Senhor do Bonfim
Simões Filho
Barreiras
Ribeira do Pombal
Eunápolis
Brumado
Itaberaba
Serrinha
Santa Maria da Vitória
São Francisco do Conde
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 casos para este ano somente na Bahia. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
"A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável e a evitação do consumo de bebidas alcoólicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor", detalhou a médica e superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel.
A superintendente ainda pontuou que o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer, para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!