Itabuna, cidade do sul da Bahia, vai sediar a 20ª edição do Mutirão do Diabetes, na próxima segunda-feira (9) e terça-feira (10), com a realização de exames gratuitos para toda a população. Com tema “Diabetes e Bem-Estar”, o evento acontece a partir das 7h, no Hospital de Olhos, localizado na Avenida Mario Padre, no bairro Góes Calmon.
Serão oferecidos exames clínicos avançados, incluindo análise de fundo de olho, exames renais, cardiológicos e para pé diabético. O processo contará com a utilização de telemedicina com inteligência artificial, para gerar diagnósticos em tempo real.
Leia mais:
Além disso, na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital Beira Rio, será promovida a Cidade do Diabetes, uma Feira de Saúde com ações de prevenção e atividades especiais para as crianças. Vão acontecer testes de glicemia, endocrinologia, saúde bucal e oficinas educativas, com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Unex e Afya.
Além de exames clínicos, Mutirão do Diabetes em Itabuna também terá aulão e pedalada
Ainda como parte da programação do Mutirão, no sábado (10), às 7h, vai acontecer o Aulão Azul da Saúde e a Pedalada Azul, com cerca de 1.500 ciclistas. O aulão contará com sessão de alongamento, zumba e aula de ritmos. Para a pedalada, os cidadãos são convidados a levarem suas bicicletas e pedalarem em grupo pelas ruas da cidade.
Segundo o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o médico Rafael Andrade, neste ano, o evento se consolida como o principal de prevenção, conscientização e rastreamento de complicações provocadas pela doença no país. O Mutirão se transformou em modelo para o Brasil, sendo replicado em mais de 40 cidades e reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes.
Segundo a organização, durante os 20 anos de evento, já foram atendidos cerca de 30 mil pacientes e cerca de 3 mil pessoas com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético.
O evento é organizado pelo Centro Avançado em Retina e Vítreo do Hospital Beira Rio e pela ONG Unidos pelo Diabetes.