A arte urbana movimenta cidades e as deixa mais harmoniosas. Juazeiro, região norte da Bahia, sempre esteve marcada pela arte, com a constante presença de grafites nas ruas. Essas intervenções artísticas ocorrem nos ambientes públicos e acabam interagindo com a população e com turistas.
As primeiras manifestações de grafite surgiram em Paris, durante a chamada Revolução Cultural, em 1968. A estética do grafite é associada ao hip-hop, outra expressão artística que também surgiu nas ruas.
Leia também:
Sendo uma arte contemporânea, os grafites são pinturas e desenhos feitos nos muros públicos, considerado uma expressão artística e movimentam cidades por todo mundo. Confira alguns grafites “instagramáveis” encontrados na Orla de Juazeiro.
Carrancas e a regionalidade no grafite
O primeiro grafite que rende um ótimo clique brinca com a regionalidade da cidade, trazendo os vários desenhos de uma carranca. A carranca é um símbolo importante para os nordestinos, sendo assim, essa arte, encontrada em um dos "paredões" da Orla II de Juazeiro, rende um ótimo plano de fundo.
Personagem indígena de Madu
Outro ponto que pode proporcionar uma foto perfeita se encontra embaixo da ponte que faz a divisa entre Juazeiro e Petrolina, sertão de Pernambuco. Esse ponto é possível encontrar várias artes, porém a que mais chama atenção é a de um personagem indígena, mostrando como a cultura sempre está presente nos grafites da cidade. A arte pertence ao artista de prenome "Madu".
Capivara e um astronauta
Ainda embaixo da ponte que faz a divisa entre as duas cidades vizinhas encontra-se a arte de uma Capivara Astronauta, ao lado de uma sereia. Essa é uma boa opção para uma foto mais divertida. Essa arte é do grafiteiro "Netão".
Novos grafites na Orla
Recentemente, foram adicionadas novos grafites na Orla. Eles brincam com a arte contemporânea e trazem cores vivas em suas expressões. As novas artes estão localizadas em um muro com vasta extensão na Orla II da cidade. A arte oferece diversos ângulos para fotos.
Nova personagem na Orla
Por fim, ainda na mesma parede na Orla II, encontra a arte de uma nova personagem, que não brinca com a ficção, mas que consegue trazer vivacidade e contemporaneidade para a sua fotografia.
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!