O projeto “Presepe o Mamulengo Baiano” chega na próxima segunda-feira (23) em Barra do Choça, cidade do sudoeste baiano. O projeto realiza oficinas e apresentações de teatro de bonecos, com o intuito de resgatar e valorizar essa tradição na Bahia.
A ação será realizada entre os dias 23 e 27 de setembro no Colégio Estadual do Campo Lucia Rocha Macedo. Durante as oficinas, ministradas pelo bonequeiro Pedro Boneco, os alunos terão a oportunidade de criar e manipular seus próprios bonecos, além de assistir às apresentações do Teatro de Bonecos Pois é… Então Tá!.
Leia também:
Confira detalhes sobre o projeto que valoriza o teatro de bonecos na Bahia
A expressão “presepe” tem relação com os presépios natalinos, que antigamente eram utilizados para representar cenas sacras e profanas. Esses espetáculos eram comuns durante o período natalino e foram enriquecidos pelas contribuições dos africanos, que traziam suas próprias tradições de teatro de bonecos para as fazendas do interior baiano.
O objetivo do “Presepe o Mamulengo Baiano” é retomar a prática dessa herança cultural. O teatro de bonecos, também conhecido como mamulengo, foi amplamente popular na região, mas com a chegada de novas tecnologias, sua presença diminuiu. Com isso, o grupo busca reviver essa arte popular, que serve como um meio de resistência e voz para grupos sociais marginalizados, além de ser um recurso educativo valioso.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
O projeto já passou por Vitória da Conquista e entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, as oficinas acontecem no Colégio Estadual Eurides Santana, localizado em Poções, cidade também do sudoeste baiano.
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!