O barco "Peixou XIV" ficou à deriva com cinco tripulantes a bordo nas proximidades da Barra de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A Marinha do Brasil (MB), por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), realizou o resgate da embarcação.
De acordo com informações da MB, a embarcação saiu da cidade de Alcobaça na tarde de sábado (24) e sofreu perda do leme, ficando à deriva durante 40 minutos. A equipe de Inspeção Naval da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) recebeu o pedido de socorro por meio de rádio VHF e se deslocou ao local do incidente.
Leia mais:
Os tripulantes foram encontrados em bom estado de saúde. Ainda segundo a MB, o barco foi rebocado até a sede da DelPSeguro pela embarcação "Porto Dive".
Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar as causas do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
Embarcação à deriva: DelPSeguro informa como evitar incidente
A DelPSeguro destacou a importância de serem cumpridos, antes da navegação, os procedimentos de manutenção das embarcações, além de manter a bordo todos os equipamentos de salvatagem previstos.
A Marinha do Brasil é responsável por emergências no mar ou em rios e disponibiliza o número 185 para atendimento das demandas. O serviço opera 24 horas por dia.