Professores da Universidade do Estado da Bahia encerram a greve na tarde da quarta-feira (16). A categoria permaneceu paralisada por 20 dias. A decisão foi aprovada em uma assembleia geral com 91 votos favoráveis, que avaliou de maneira positiva alguns acordos com o Governo do Estado.
Os professores da Uneb entraram em greve no dia 27 de setembro. O retorno das aulas está previsto para segunda-feira (21). Esse período é necessário para que os alunos possam se deslocar de suas cidades aos municípios em que estão localizados os 27 campis da UNEB.
Leia também:
Além disso, na primeira semana de aula não serão feitas avaliações e nem lista de presença. A decisão dos docentes da Uneb se deu após os professores e o Governo do Estado não entrarem em um acordo sobre a proposta de recomposição salarial. Entre os docentes das universidades estaduais, os professores da Uneb foram os únicos que recusaram a proposta do governo e aderiram à greve em setembro.
Assembleia Geral dos Professores conseguiram alguns acordos com o Governo do Estado
Recomposição Salarial
A proposta aprovada garante um acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan e 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan e 2% em jul), respeitando a data-base de janeiro. O movimento grevista ressalta que tensionou ao máximo para a melhoria da proposta, com o aumento de mais 2%.
Porém, a proposta já tinha sido aceita pela categoria docente da UEFS, UESB e UESC. Assim, agindo pela unidade do Fórum das Associações Docentes, os professores da UNEB optaram por também pelo acordo, reafirmando que a mobilização pela recomposição salarial continuará como pauta do sindicato.
Auxílio a itinerância docente
A resolução aprovada pelo Conselho Universitário prevê um auxílio semestral para garantia da itinerância dos docentes, que enfrentam as dificuldades e especificidades da multicampia. Embora o valor do auxílio deva ser reajustado anualmente, os professores afirmaram que a luta seguirá para a melhoria do programa, a exemplo do aumento do valor por quilômetro rodado, que precisa aumentar de 0,35 para 0,50 centavos.
Promoções
Os representantes do Executivo se comprometeram em fazer a implementação das promoções represadas, com o esforço de que aconteçam todas no primeiro semestre de 2025. A partir do momento em que a fila for zerada, ocorrerá a implementação de uma nova metodologia de fluxo contínuo das promoções, podendo ser executada tendo como base a desvinculação classe / vaga. Atualmente, apenas na UNEB, 176 docentes esperam em uma fila para a implantação do direito, que é garantido no Estatuto do Magistério Superior.
Negociação Permanente
A abertura de uma mesa permanente foi uma reivindicação feita por professores durante todo o Governo Rui Costa. Até então, os únicos momentos em que as representações do Palácio de Ondina aceitaram negociar foram durante as greves de 2015 e 2019.
Adicional de insalubridade
A Procuradoria Geral do Estado e a Junta Médica farão a elaboração de um Projeto de Lei que poderá viabilizar o retorno dos adicionais de insalubridade suspensos e, ainda, a implantação dos novos processos, que estão na fila
Nota da Secretaria da Educação da Bahia
Em nota, a Secretaria da Educação da Bahia afirma que as quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, UESB e Uesc) aceitaram a proposta do Governo do Estado, que foi amplamente discutida com representantes da comunidade acadêmica, a partir de reuniões iniciadas no mês de abril, com as Associações dos Docentes (AD’s).
A Universidade Estadual da Bahia tem previsão de receber um repasse total de R$ 958,6 milhões este ano. Os recursos são para a área de pessoal, ações e obras da Uneb. O valor representa um aumento de 38,4% em relação ao montante repassado para a Universidade Estadual da Bahia, no ano passado (R$ 692,7 milhões).
Com relação à área de pessoal das universidades, os docentes tiveram, em 2023, ganhos que variaram entre 6,63% e 9,32%, a depender do cargo e do nível que ocupam nas suas carreiras. Este ano, os professores das universidades estaduais já receberam reajustes que perfazem 6,97% de aumento (4% de reajuste linear para todos os servidores públicos do estado, somado a um reajuste complementar para categoria de 2,82%).
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!