Momentos de musicoterapia são oferecidos, gratuitamente, para pacientes oncológicos durante as sessões de quimioterapia no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, cidade do extremo-sul do Estado. A iniciativa acontece todas as terças-feiras na unidade e busca proporcionar maior conforto e bem-estar aos pacientes.
A ação é realizada em parceria com o artista voluntário Gilson Leite e integra a estratégia da Comissão de Humanização do HECB. Além da musicoterapia, os pacientes e seus acompanhantes participam de roda de conversa e recebem orientações sobre questões alimentares.
Leia mais:
Ação humanizada reduz o desconforto nos pacientes
A iniciativa também ajuda a aliviar a ansiedade dos pacientes, contribuindo para um ambiente mais leve e acolhedor durante o tratamento. Conforme a coordenadora de oncologia do hospital Suelen Souza, essas atividades são essenciais para reduzir o desconforto durante o tratamento. “A humanização permite que os pacientes tenham suas dúvidas atendidas e esclarecidas, além de proporcionar a troca de experiências entre eles”, afirmou Suelen.
A musicoterapia tem se mostrado um recurso valioso na oncologia, atuando como um complemento ao tratamento convencional. A ação no HECB reforça as práticas que visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promovendo não apenas cuidados físicos, mas também apoio emocional durante o período de tratamento.
Musicoterapia como tratamento
A musicoterapia é um tratamento complementar que utiliza os sons e as músicas para trabalhar questões emocionais e espirituais. Dentre os principais benefícios estão o alívio da ansiedade, depressão e pode ajudar com o isolamento.
Estudos comprovam que, no aspecto fisiológico, a música é capaz de interferir na batida cardiovascular, no sistema respiratório e na tonicidade muscular. E, é possível também realizar a musicoterapia para auxiliar diversas doenças, em vários momentos, desde o diagnóstico até a alta.