iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Santo Antônio de Jesus

Vereador baiano preso por suspeita de violência é afastado da Câmara

Aprovação ocorreu após um de um pedido de licença médica; decisão foi tomada por unanimidade, durante sessão realizada na quinta-feira (30)

foto autor

Redação iBahia

31/10/2025 às 14:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O vereador Edivan de Jesus Santos, conhecido como Morão (União Brasil), foi afastado de suas funções na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, após a aprovação de um pedido de licença médica. A decisão foi tomada por unanimidade durante a sessão da última quinta-feira (30), segundo o g1.


					Vereador baiano preso por suspeita de violência é afastado da Câmara
Foto: Divulgação

Com o afastamento, o suplente Mário Sérgio Santos Rocha, o Sérgio Gordo do Mutum (União Brasil), foi convocado e assumirá o cargo na próxima segunda-feira (3).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em nota ao portal, a Câmara informou que o vereador apresentou atestado médico ao solicitar o afastamento e que a licença tem caráter temporário. O Legislativo também enviou um ofício à Delegacia Territorial e à Vara Criminal de Santo Antônio de Jesus, pedindo informações oficiais sobre o processo judicial envolvendo Morão, "para que possa acompanhar a situação do vereador e adotar as providências cabíveis".

"A Câmara Municipal continuará acompanhando as decisões do Poder Judiciário e seguirá o que está previsto na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno para a adoção de quaisquer novas medidas", diz o comunicado.

Ainda conforme o g1, Morão foi preso no dia 23 de outubro, em Salvador, suspeito de agredir a ex-companheira. Segundo a Polícia Civil (PC), ele foi localizado em uma clínica de saúde mental no bairro IAPI, Jardim Santa Mônica, onde estava internado.

O vereador também é alvo de uma medida protetiva, emitida após um novo caso de violência doméstica registrado em 11 de outubro na Delegacia de Santo Antônio de Jesus.

Confira a nota na íntegra:

"A Câmara Municipal informa que foi aprovado em Plenário o afastamento do vereador Edivan de Jesus Santos (Morão), tendo como base o requerimento apresentado pelo edil no dia 22 de outubro de 2025, no qual solicitava licença por motivo de saúde, mediante atestado médico.

O requerimento foi submetido ao Plenário em sessão ordinária nesta quinta-feira, 30 de outubro, e aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Ato contínuo ao afastamento também foi comunicada a convocação do suplente Mário Sergio Santos Rocha (Sergio Gordo do Mutum) para assumir o mandato. A posse deverá acontecer na próxima segunda-feira, 3 de novembro, às 19h, em sessão ordinária.

A Câmara Municipal também encaminhou ofício à Delegacia de Polícia e à Vara Criminal de Santo Antônio de Jesus solicitando que sejam remetidas ao Poder Legislativo todas as informações referentes ao processo, para que possa tomar conhecimento acerca dos procedimentos jurídicos. Em paralelo, a Câmara está adotando as devidas medidas administrativas.

Ressaltamos que a Câmara Municipal continuará acompanhando as decisões do Poder Judiciário e seguindo o que é estabelecido pela Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno para a adoção de quaisquer novas medidas".

Vereador já foi investigado por tentativa de feminicídio

O vereador Edivan de Jesus Santos, o Morão (União Brasil), também é investigado por tentativa de feminicídio contra a mesma vítima em um caso ocorrido em fevereiro deste ano. Na ocasião, a companheira do parlamentar relatou à polícia que foi agredida com golpes de faca e pedaços de madeira durante uma discussão motivada por ciúmes, no bairro Salgadeira, em Santo Antônio de Jesus.

A mulher foi socorrida, recebeu atendimento médico e pediu medida protetiva. Dois dias depois, em 24 de fevereiro, a Justiça decretou a prisão preventiva de Morão, que permaneceu foragido por cerca de 20 dias, até ser capturado em 12 de março, no distrito de Boipeba, município de Cairu.

Após a prisão, o vereador foi transferido para Santo Antônio de Jesus e, em seguida, para o Conjunto Penal de Valença. Ele foi solto em 29 de abril, após audiência de instrução e julgamento no Fórum Desembargador Wilde de Lima. O juiz responsável acatou os argumentos da defesa, que apontou falta de fundamentos para a continuidade da prisão, e expediu alvará de soltura.

No início do ano, a Câmara Municipal chegou a aprovar, por unanimidade, o afastamento temporário do vereador. Na ocasião, o Legislativo divulgou uma nota de repúdio à violência contra a mulher, reforçando o compromisso em acompanhar o caso “com atenção e responsabilidade”.

Em 30 de julho, Morão retornou ao mandato e, durante um discurso na Câmara, pediu desculpas publicamente às mulheres:

“Venho aqui pedir perdão às mulheres, em nome da vereadora Adriana. Faço isso em nome da hierarquia que minha família me ensinou. Elas sempre me ensinaram que as mulheres devem ser respeitadas, e aqui eu peço perdão”, declarou o parlamentar.

Atualmente em seu segundo mandato, Morão foi eleito em 2020 com 1.572 votos, inicialmente pelo MDB, e depois migrou para o União Brasil.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia