A Defesa Civil de Vitória da Conquista interditou as 8 lojas e a agência do Banco do Brasil que foram atingidas pelo desabamento do prédio que aconteceu no início desta semana, alegando risco com parte das estruturas que foram comprometidas após o acidente. Ainda não há previsão de quando irão retornar a funcionar.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que os atendimentos na agência da entrada da Avenida Olívia Flores estão suspensos. Os clientes podem contar com suporte via aplicativo do banco, em correspondentes bancários e nas agências na Praça Barão do Rio Branco, 43, e na Avenida Olívia Flores, 984.
Leia também:
Nota oficial da Defesa Civil sobre o desabamento do prédio que afetou estrutura de lojas na Avenida Olívia Flores
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Defesa Civil, informa que o órgão foi acionado pelo Corpo de Bombeiros Militar para uma vistoria no empreendimento Olívia Business, localizado na Avenida Olívia Flores, nesta sexta-feira (30).
No fundo do empreendimento, verificou-se a existência de uma obra de grande porte, com alvará de construção vigente e acompanhamento técnico. Houve um desabamento de estrutura de contenção, do tipo cortina de estacas de concreto armado, que ofereceu instabilidade ao talude de fundo, com aproximadamente oito metros de altura.
Além do empreendimento comercial, foram afetados ainda o Banco do Brasil e a loja de materiais de construção Cincal.
Diante disso, a Defesa Civil está expedindo autos de interdição total às oito lojas do Olívia Business, além de autos de interdição parcial ao Banco do Brasil e à loja Cincal, que foram afetados em menor proporção.
A empresa responsável pela obra será notificada para restabelecer a normalidade aos afetados, recuperando as condições de segurança do local. Ela também deve apresentar à Defesa Civil um plano de ações e cronograma para que essas medidas sejam cumpridas o mais breve possível.
Nota oficial do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA)
Ao tomar conhecimento do colapso de uma estrutura de contenção em uma obra localizada na Avenida Ivo Freire de Aguiar, bairro Candeias, em Vitória da Conquista, na última sexta-feira (30), a inspetoria do Crea-BA acionou a fiscalização, que realizou as devidas análises documentais do empreendimento.
Foi emitida uma notificação para que o proprietário da obra apresentasse as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) para dar continuidade ao processo de fiscalização. Um processo de investigação foi instaurado e, assim que o Crea-BA tiver um posicionamento concreto, será feita uma manifestação oficial.
Vitória da Conquista: prédio desaba e 8 lojas são atingidas na avenida Olívia Flores
Um prédio desabou na sexta-feira (30) em Vitória da Conquista, cidade da região sudoeste. O acidente aconteceu na Avenida Ivo Freire e comprometeu também a estrutura de 8 lojas que estavam ligadas a construção, na Avenida Olívia Flores.
De acordo com a equipe de Corpo de Bombeiros que estiveram no local, não houve feridos. Lojistas informaram que já haviam questionado a empresa construtora sobre rachaduras que começaram a aparecer após o prédio vizinho iniciar as obras de um estacionamento subterrâneo.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!