O estoque de vacinas contra a dengue em Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia, esgotou em abril. Devido à decisão do Ministério da Saúde (MS) em ampliar a faixa etária para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, a procura foi intensa nas unidades de saúde do município, porém o quantitativo não foi suficiente para atender a demanda.
O município não foi contemplado pelo Governo Federal por não atender ao critério de alta transmissão exigido, conforme informado pelo órgão. A cidade recebeu um único lote, com 6.670 doses, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no dia 2 de abril, referente às sobras de vacinas não utilizadas por outros municípios.
Leia também:
Em decisão tripartite entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), foi elaborada uma lista de prioridade de distribuição do imunizante. Essa lista considera as Regiões de Saúde com municípios de grande porte com alta transmissão da dengue nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, considerando também as altas taxas de transmissão da doença nos últimos meses.
Até o momento, 1.895 municípios estão sendo contemplados com a vacina e, de acordo com o Ministério da Saúde, novos municípios podem ser incluídos na estratégia de imunização. A distribuição depende ainda das entregas dos lotes pela fabricante e da adesão da população.
“Nós vacinamos, no mês de abril, cerca de 6.600 crianças e adolescentes com a primeira dose advindas desse lote único recebido. Nesse momento ainda não temos em estoque as vacinas para a segunda dose, mas, assim que recebermos, a distribuição será feita para as unidades de saúde e informaremos previamente à população sobre a disponibilidade, a fim de completar o esquema vacinal desse público", explica a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mariana Matos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já solicitou mais vacinas ao Ministério da Saúde para continuar com a vacinação do público-alvo. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou as doses para esse fim, mas ainda não há previsão da data exata de entrega, segundo informações divulgadas pela Prefeitura.
Dengue em Vitória da Conquista
De acordo com o último boletim semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na 26ª semana epidemiológica (26 de junho a 2 julho) foram notificados 529 novos casos suspeitos de dengue no município. Neste ano, foram registradas 42.510 notificações suspeitas de dengue, com 34.369 casos confirmados. Também foram registrados, nesse período, 3.110 notificações para chikungunya, com 115 confirmados, além de 1.493 notificados de zika, com três confirmações.
Conforme a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, os casos notificados para dengue no Sistema de Notificações de Agravos Compulsórios – SINAN On-line estão em redução contínua. “Quando comparado ao número de casos notificados na Semana Epidemiológica nº18 (28/04/2024 a 04/05/2024) com a Semana Epidemiológica nº26 (23/06/2024) observa-se uma redução de 95.671% dos casos notificados (suspeitos/confirmados) para dengue, em residentes do município de Vitória da Conquista”, afirmou a coordenadora.
Em relação aos óbitos por dengue, totalizou-se até o momento, 21 óbitos confirmados para dengue e 14 descartados. Ainda há 43 óbitos que estão em investigação, aguardando o parecer da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbitos por Arboviroses.
Neste momento, 12 pessoas com suspeição ou confirmação de dengue estão em internamento hospitalar para tratamento.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!