No Brasil, cerca de 14 mil casos de suicídio são registrados por ano, o que equivale a uma média de 38 pessoas por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses números alertam para uma questão de saúde pública, em que grande parte dos casos estão relacionados a doenças mentais, como depressão, muitas vezes não diagnosticadas ou tratadas adequadamente.
“O tratamento adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Muitas vezes, o suicídio é o resultado de uma doença mental que, se tratada corretamente, pode ser controlada. O acompanhamento regular com profissionais capacitados ajuda não apenas a tratar os sintomas, mas também a prevenir que a situação se agrave", afirma o psicólogo Diêgo Barbosa.
Leia também:
A importância do acompanhamento psicológico e psiquiátrico para quem tem depressão é fundamental. O tratamento especializado oferece diagnóstico preciso, tratamento personalizado, além de apoio emocional, com um espaço seguro para explorar sentimentos, lidar com questões emocionais e desenvolver estratégias para enfrentar a depressão.
Terapias, como a Cognitivo-Comportamental ajudam a desenvolver habilidades para gerenciar e reduzir sintomas, melhorar o funcionamento diário e a qualidade de vida. O acompanhamento psiquiátrico, por sua vez, permite o monitoramento contínuo dos efeitos dos medicamentos e ajustes necessários para minimizar efeitos colaterais e melhorar os resultados. O tratamento contínuo ajuda a prevenir recaídas e a manutenção dos ganhos terapêuticos, promovendo uma recuperação a longo prazo.
"Eu fui diagnosticada com depressão em 2023 e cometi uma tentativa de suicídio. Felizmente, fui assistida por uma equipe médica e tive a oportunidade de ter mais uma chance para viver. Hoje faço acompanhamento psicológico e psiquiátrico e vejo como isso mudou a minha vida para melhor", diz Daniele Rocha, 28 anos, que neste ano conseguiu retomar os estudos e vai concluir a faculdade de direito.
Em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia, a população pode contar com o apoio de diversos serviços gratuitos ou a baixo custo para o tratamento de doenças mentais e acompanhamento psicológico, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as clínicas-escola das universidades. Esses locais oferecem atendimento especializado e têm como objetivo auxiliar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade emocional, garantindo o suporte necessário para lidar com crises e ajudar na prevenção de tragédias.
A Bahia conta com 263 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O acesso aos CAPS pode ocorrer de forma espontânea ou através de encaminhamentos, que podem partir de unidades básicas de saúde, para que o paciente receba um plano terapêutico adequado.
Existem diferentes modalidades de CAPS, como o CAPSi (voltado para o público infanto-juvenil), além dos CAPS I, II e III, cada um com especificidades no atendimento de acordo com o grau de complexidade e a necessidade da população.
Vitória da Conquista: confira os lugares que oferecem atendimento psicológico gratuito
- CAPS Ia - Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente
Endereço: Rua Leonídio Oliveira, 427, Bairro Recreio, Vitória da Conquista;
Telefone: (77) 3421-5942.
- CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial (Geral)
Endereço: Praça Joaquim Correia, 55, Centro, Vitória da Conquista;
Telefone: (77) 3424-8534.
- Centro de Atenção Psicossocial CAPS II
Endereço: Av. Régis Pachêco, 770 - Centro, Vitória da Conquista.
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-AD
Endereço: Endereço: Av. Régis Pachêco, 770 - Centro, Vitória da Conquista.
- Caps Ad 3 - Integração
Av. Régis Pachêco, 646 - Centro, Vitória da Conquista - BA, 45000-755;
Telefone: (77) 98162-1297.
- CAPS AD III
Endereço: Felícia, Vitória da Conquista;
Telefone: (77) 98834-9898.
Confira as clínicas das universidades que oferecem atendimento gratuito ou a um custo simbólico
- NUPPSI - Núcleo de Práticas Psicológicas da UESB
Endereço: Tv. João Pessoa, 369 - Centro;
Telefone: (77) 3424-1045.
- Serviço de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
Endereço: Rua Jonas Hortélio, 377, Bairro – Recreio;
Telefone: (77) 3429-2750.
- Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia da FAINOR
Endereço: Av. Luís Eduardo Magalhães, 1305 - Candeias;
Telefone: (77) 3161 1004 ou pelo WhatsApp (77) 99900 0437.
- Policlínica Unex
Endereço: Rua Leonídio de Oliveira, 878, bairro Recreio;
Telefone: (77) 3421-8316.
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!