Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > aniversário de salvador - 474 anos
Whatsapp Whatsapp
Bê-á-bá

Saiba o significado de 'Uisminofay' e outros hits do Pagod'art

O iBahia desvendou o mistério da língua que ninguém consegue entender, mas que no clima, todo mundo vai

Bianca Andrade • 24/03/2023 às 19:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Saiba o significado de 'Uisminofay' e outros hits do Pagod'art
Foto: Tiago Viana

O desenvolvimento da linguagem para um bebê é considerado um momento mágico para os papais que sonham com o momento de ouvir o "ser humaninho" balbuciar as palavrinhas mágicas.

E estudos comprovaram que "mama" e "papa" costumam ser as primeiras palavras ditas pelas crias, pois, além de serem as palavras mais faladas pelos pais, são palavras com silabas repetidas, que reagem de forma diferente no cérebro humano.

Leia mais:

Com certeza você está se perguntando o que isso tem a ver com os 474 anos de Salvador. "Se acalme", que a gente chega lá.

Na Cidade da Música, sim, nosso título foi renovado pela Unesco, além da emoção de ouvir as primeiras palavras de um bebê, para quem cresceu ouvindo os maiores clássicos do pagode, a emoção é diferenciada e a ansiedade se estende para: "qual será a primeira música de pagodão que meu pivete vai largar?".

Porém, há casos de quem já passou da fase de "aprender" a falar palavras e ainda não consegue pronunciar o clássico UISMINORFAY. Tá vendo? Chegamos lá.

Para celebrar os 474 anos de Salvador com bom humor e a irreverência que só a primeira capital do país consegue ter, o iBahia preparou uma homenagem especial.

Ao invés do tradicional "bê-á-bá" do vocabulário de Salvador, a ideia é trazer o bê-á-bá de uma das principais bandas de pagode da cidade, o grupo Pagod'art, com direito a significado de algumas das músicas mais intrigantes do cancioneiro "soteropolitanês".

Em entrevista ao iBahia, o cantor Flavinho revelou os segredos por de trás dos clássicos da banda, que há mais de 20 anos é referência na capital. Confira:

Uisminofay: Flavinho explica que a canção, uma das mais populares da banda e também uma das mais curiosas, nada mais é que uma conversa entre duas pessoas que não estão entendendo o que está acontecendo em um lugar.

Ouça o áudio Flavinho explica Uisminofay •

"Veio de uma brincadeira de Piscuila, que a gente perguntava a ele 'o que é isso?' e ele 'nem sei o que é'. A nossa ideia era fazer uma música para explicar que isso aí não era nada. Só que o solinho da música ficou tão forte o refrão, que Franklin veio com essa letra. Não sou eu cantando para você, mas a galera não lembra disso. A música é uma conversa."

Ovo de Avestruz: já na canção que traz diversos adjetivos para algo muito grande, o assunto é literalmente mais embaixo. Flavinho conta que a música surgiu de uma zoeira entre amigos por causa de um motorista que prestava serviço para a banda. O coração de "Cara de Hambúrguer" só foi amolecer para a zoeira depois de um tempo do sucesso da canção.

Ouça o áudio Flavinho explica Ovo de Avestruz •

"Quando lançou a galera cantou, e ele xingando a gente. A gente quis colocar ele no palco, ele não quis. Ficou chateado, mas quando a música estourou ele ficou mais tranquilo. A música é 'Que Ovo é esse, Joquinha?'."

Papuburugundum: a inspiração para o hit também veio de situações com a banda. Segundo Flavinho, Seu Jackson se irritava com um rapaz chamado Caruchinha que pegava algo emprestado e não devolvia, até o dia que Jackson disse a palavra mágica 'Ô Caruchinha, essa caneta minha aí é Papuburugundum viu? Vai e volta'. E o resto, é história. Ou melhor... Música.

Ouça o áudio Flavinho explica Papuburugundum •

"Nessa brincadeira, Fiuza, que escutou o 'Papuburugundum', pensou 'dá pra gente fazer uma dança com isso aí', e aí começou a música. E ele esperto, sempre dando uma letrazinha aí."

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 474 ANOS :

Ver mais em Aniversário de Salvador - 474 anos