Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

'A Menina da Máscara de Ferro' traz aceitação e transgeneridade

Livro chega nas versões ebook e audiobook

Redação iBahia • 08/03/2022 às 18:58 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Foto: Divulgação

A roteirista, modelo, atriz, performer e escritora baiana Jenny Müller lançou, na última sexta-feira (4), o livro "A Menina de Máscara de Ferro". Disponível nos formatos ebook e audiobook, Jenny traz o seu processo de aceitação e transição até se assumir uma mulher transgênera.

"Este livro é fruto de um longo processo de cura, no qual encontrei na escrita um dos caminhos para perdoar um pedacinho de mim que estava machucado desde a infância. Crescer não é fácil e, quando se é uma criança travesti, parece que não existem histórias nas quais possamos nos espelhar e sentir segurança de que também podemos ter finais felizes", contou a autora.

Leia mais:

A máscara utilizada pela personagem simboliza o sentimento de aprisionamento vivido por Jenny, que por muitos anos não pôde ser quem realmente ela é. No livro, os pais da menina ficam aterrorizados ao perceber que a filha é diferente das outras crianças e a obrigam a usar uma máscara de ferro para blindar o seu poder de enxergar e sentir as cores que a maioria das pessoas não conseguem.

Em seu projeto "A Menina da Máscara de Ferro", Jenny Muller propõe uma reflexão sobre os processos de silenciamento e a compreensão do que é ser e se aceitar como uma pessoa transgênero em uma sociedade que não aceita as diferenças e a pluralidade dos indivíduos e que ainda é pautada pelo padrão de que que todos nascem heterossexuais ou cisgêneros.

"Espero que o livro consiga atingir pessoas que nunca ouviram falar sobre transgeneridade e possam compreender, mas, principalmente, que seja um livro que ajude as pessoas que estão nesse lugar que eu já estive. E que elas possam conseguir o apoio que não tive. Eu pensei em fazer um livro que eu gostaria de ter lido durante essa fase, pois eu nunca consegui encontrar coisas que falassem comigo diretamente", explicou.

O projeto foi um dos vencedores do Prêmio Cultura na Palma da Mão, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Leia mais sobre Literatura no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura