icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
LITERATURA

Cachoeira tá FLICA: veja a movimentação no Festival Literário

Sérgio Siqueira, gerente da Bahia Vídeo, está na Festa Literária Internacional de Cachoeira e enviou ao iBahia suas impressões do primeiro dia de evento

foto autor

19/10/2012 às 15:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Público comprando livros
Cachoeira tá Flica e está chovendo livros por toda parte. Ônibus cheio de estudantes volta e meia aportam na Praça da Aclamação, centro dos acontecimentos e território Flica. Além das mesas rolam as conversas pós-mesa, sobre assuntos importantes. Acompanhe a cobertura especial do iBahia na FLICA pelo canal de Literatura Ontem no almoço pós-mesa, se discutia o desmatamento do Horto Florestal (de Salvador) que virou Horto Predial. O Aeroclube Plaza Show, a quem o escritor Antônio Risério apelidou de Carandiru também foi citado. Sugeri transformá-lo na Parque Central da orla, o pulmão necessário entre a Barra e Itapoan. No resto, livros, literatura, poesia, música. O show de Mateus Aleluia foi muito bom, os tambores bateram.
Instrumentos de percussão no terreiro de candomblé
O Recôncavo e seus terreiros Cachoeira é a cidade de todos os terreiros e estando na Flica, conhecer um deles é um passeio interessante. Fomos ao terreiro Aganjú de Deus, o único inteiramente nagô, conforme explicou Pai Duda, que assumiu a casa aos 17 anos.
"Pai Duda falou que o candomblé está acabando, pois ele é natureza e a destruição dela e das nascentes acaba o culto"
O terreiro já foi de mãe Judite, com quem o presidente Getúlio Vargas se consultava e trocava cartas. Quem conta isso é pai Duda e o Seu Dezinho, ogan da casa. Nesta época em que o candomblé era perseguido, certa feita a cavalaria da polícia subiu o morro para prender Mãe Judite e quando chegou lá entraram no santo e voltaram sem cumprir a missão. Pai Duda falou que o candomblé está acabando, pois o candomblé é natureza e a destruição dela e das nascentes acaba o culto.
Professor Jorge Portugal
Os estudantes invadiram Cachoeira, ávidos por conhecimento. Os livros estão por toda parte. Mateus Aleluia e Jorge Portugal, duas presenças na Flica.
Cachoeira tem samba do bom e não poderia deixar de estar na Flica, Na Varanda do Sesi, espaço multicultural, o samba correu solto ontem a noite com o grupo Esmola cantada. Veja também:Cachoeira tá Flica: veja a movimentação de visitantes e populares em festival literário "Eu não me exijo citado como tropicalista", dispara Capinan em mesa sobre tropicalismo na Flica Flica 2012: trio de baianos protagoniza 'aula de história' sobre escravos, candomblé e as revoltas Flica 2012: Veja como foi o show de Mateus Aleluia na quinta-feira (18)

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura