Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > literatura
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
LITERATURA

Fotógrafo baiano lança livro com fotos da Chapada neste sábado

São 440 fotos do coração da Bahia, escolhidas em um acervo de mais de 50 mil imagens. As fotografias foram tiradas ao longo de 13 anos pelo fotógrafo Rui Rezende

• 26/05/2012 às 10:36 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Neste sábado (26), será lançado o livro “Chapada Diamantina: Um Paraíso Desconhecido”, a partir das 17h, no Forte de São Diogo, localizado na Barra. Fruto de um trabalho de 13 anos do fotógrafo baiano Rui Rezende, a obra surgiu após longas caminhadas por mais de 30 municípios do centro da Bahia e é composta por 440 fotos, escolhidas em um acervo de mais de 50 mil imagens de um dos destinos mais procurados por brasileiros e turistas de todo o mundo. As fotografias mostram a fauna e flora da região, ângulos inéditos das cachoeiras da Fumaça, Fumacinha, Buracão, Fundão, Cachoeirão, Roncador, Mosquito, Pico do Itobira, Pico das Almas, Vale do Pati, Gruta dos Brejões, dentre outros. É marcante também as imagens do povo da Chapada, registradas a partir das manifestações culturais ou em seu cotidiano, como as oferendas aos Orizás, a caça do boi fugido e uma criança varrendo a porta de casa em um final de dia. As cidades mais conhecidas da região foram clicadas, como Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Lençóis, Piatã, assim como Miguel Calmon, Barra das Estiva e outros municípios não explorados ainda pelo turismo. As fotografias expostas na obra estão em ampliações P&B e coloridas, em tamanhos que variam de 10cmX15cm e 30cmX60cm, e a maioria é acompanhada por textos-legendas escritos por Rezende. “São curtas explicações sobre as imagens abordando temas como: a experiência para fazer a foto, sobre o lugar ou manifestação, além de um pouco da técnica utilizada para conseguir a imagem”, explica o fotógrafo. A obra tem 252 páginas, no tamanho 30cmX60cm aberto e 30cmX30cm fechado, protegido por uma luva. O livro foi editado pela P55 Edições, com a coordenação editorial de André Portugal e Marcelo Portugal e patrocínio da Comercial Ramos, através do FAZCULTURA.
O autorO fotógrafo baiano Rui Rezende nasceu em Amargosa e se apaixonou pela fotografia aos 17 anos, ao se mudar para Salvador para trabalhar em um laboratório fotográfico. Em 1999, começou a realizar seus primeiros trabalhos na Chapada Diamantina e, em 2003, decidiu morar com sua família na cidade de Iramaia, por onde ficou por oito anos. Rezente também já lançou o livro “Encantos de Tinharé”, com as belezas naturais e a cultura das 26 ilhas que formam o Arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul da Bahia. Corajoso e paciente, ele prefere ser chamado de retratista e tem como meta fotografar o mundo e o que nele habita. Por 13 anos, o fotógrafo baiano se dedicou a documentar a história do povo, a diversidade de ecossistemas e a cultura da Chapada Diamantina. Depois de ter começado a registrar a América do Sul, incluindo boa parte do Brasil, Rui Rezende parte para uma expedição na China. Mais imagens do trabalho do fotógrafo podem ser conferidas no site www.decorarcomfoto.com.br.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura