|
---|
O livro reúne melodias gravadas por Pierre Verger |
Na quinta-feira (18) acontece no Espaço Cultural Barroquina o lançamento do livro "Casa de Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger". A publicação, que conta com dois CDs, reúne melodias gravadas por Pierre Verger durante sua passagem pela Casa Oxumarê. O livro, organizado por Angela Lühning e Sivanilton Encarnação da Mata (Babá Pecê), é fruto da parceria entre a Comunidade Oxumarê e a Fundação Pierre Verger e conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. "Casa de Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger" foi construído através de entrevistas, pesquisas de cartas trocadas por Verger com personalidades baianas como o primeiro diretor da Escola de Teatro da Ufba, Martim Gonçalves, além de documentos do acervo da Fundação Pierre Verger.
Programação: 18h30 - Abertura musical com apresentação do Coral “Espaço Cultural Pierre Verger” Toque de abertura dos Alabês com o Coral Oxumarê e apresentação de dança de Thais e Negrizu
18h45 - Apresentação do livro por Luis Nascimento (representante da Petrobras), Babá Pecê e Ângela Lühning
19h - Abertura: Toque dos Alabés Reflexões: “A história da percussão na Bahia. O papel que os terreiros de candomblé desempenharam para a disseminação desta tradição. Toques e cânticos do candomblé”. Apresentações de Jaime Sodré (PhD em História da Cultura Negra, professor da Uneb e Cefet, doutorando em História Social pela Uneb) e Jorge Sacramento (percussionista/assistente da Orquestra Sinfônica da Bahia, professor de percussão e Mestre em Educação Musical pela Ufba)
19h30 - Toque de encerramento dos Alabês com o Coral Oxumarê com apresentação de dança de Thais e Negrizu Apresentação do Coral “Espaço Cultural Pierre Verger”
20h - Abertura da Exposição “A viagem dos tambores: da África às Américas”, acompanhada de coquetel, momento no qual os autores autografarão os livros comercializados.
ServiçoLançamento do Livro "Casa Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger", de Angela Lühning e Sivanilton Encarnação da Mata (Babá Pecê) Data: 18 de agosto Horário: 18h30 Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Praça Castro Alves, s/n, Barroquinha, Salvador)[youtube mi0G4JHjO7k]