Lançamento de livro com cânticos reunidos por Pierre Verger acontece nesta quinta-feira (18)


O livro reúne melodias gravadas por Pierre Verger

Na quinta-feira (18) acontece no Espaço Cultural Barroquina o lançamento do livro “Casa de Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger”. A publicação, que conta com dois CDs, reúne melodias gravadas por Pierre Verger durante sua passagem pela Casa Oxumarê. O livro, organizado por Angela Lühning e Sivanilton Encarnação da Mata (Babá Pecê), é fruto da parceria entre a Comunidade Oxumarê e a Fundação Pierre Verger e conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

“Casa de Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger” foi construído através de entrevistas, pesquisas de cartas trocadas por Verger com personalidades baianas como o primeiro diretor da Escola de Teatro da Ufba, Martim Gonçalves, além de documentos do acervo da Fundação Pierre Verger.

Programação:

18h30 – Abertura musical com apresentação do Coral “Espaço Cultural Pierre Verger”
Toque de abertura dos Alabês com o Coral Oxumarê e apresentação de dança de Thais e Negrizu

18h45 – Apresentação do livro por Luis Nascimento (representante da Petrobras), Babá Pecê e Ângela Lühning

19h – Abertura: Toque dos Alabés
Reflexões: “A história da percussão na Bahia. O papel que os terreiros de candomblé desempenharam para a disseminação desta tradição. Toques e cânticos do candomblé”.

Apresentações de Jaime Sodré (PhD em História da Cultura Negra, professor da Uneb e Cefet, doutorando em História Social pela Uneb) e Jorge Sacramento (percussionista/assistente da Orquestra Sinfônica da Bahia, professor de percussão e Mestre em Educação Musical pela Ufba)

19h30 – Toque de encerramento dos Alabês com o Coral Oxumarê com apresentação de dança de Thais e Negrizu
Apresentação do Coral “Espaço Cultural Pierre Verger”

20h – Abertura da Exposição “A viagem dos tambores: da África às Américas”, acompanhada de coquetel, momento no qual os autores autografarão os livros comercializados.

Serviço
Lançamento do Livro “Casa Oxumarê: Os cânticos que encantaram Pierre Verger”, de Angela Lühning e Sivanilton Encarnação da Mata (Babá Pecê)
Data: 18 de agosto
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Praça Castro Alves, s/n, Barroquinha, Salvador)[youtube mi0G4JHjO7k]